Uma nova frente fria avança sobre o sul do Rio Grande do Sul espalhando nuvens de chuva sobre várias regiões do estado. A maioria das áreas do Brasil está praticamente sem nuvens por causa da atuação de uma grande massa de ar seco que se estabeleceu sobre o país. A baixa umidade do ar inibe o crescimento das nuvens.
De acordo com pesquisadores do Climatempo algumas nuvens carregadas crescem na porção norte da Região Norte do Brasil, onde há muita umidade de calor.
Nuvens de chuva se formam pelo litoral do Nordeste onde há muita umidade concentrada por causa de ventos marítimos moderados.
Uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e provoca aumento da nebulosidade e pancadas de chuva sobre o sudoeste, centro, sul e leste do estado. Há risco de chuva forte na Campanha Gaúcha e litoral sul gaúcho. Faz sol em Porto Alegre, a nebulosidade aumenta e tem previsão de pancadas de chuva à noite. Ventos moderados e fortes ocorrem sobre o Rio Grande do Sul e o ar fica abafado.
O ar seco ainda predomina sobre as demais áreas da Região Sul e o tempo fica firme, com muito sol e algumas nuvens.
Há condições geada ao amanhecer nas regiões mais elevadas da serra catarinense ao amanhecer.
Uma grande massa de ar seco que está sobre o Brasil influencia a Região Sudeste. Praticamente todo o Sudeste tem um dia ensolarado e sem condições para chuva. O dia ainda amanhece frio, mas a temperatura à tarde já será mais alta do que nos últimos dias. O ar frio está se afastando do Brasil e permite maior elevação da temperatura nesta quinta-feira.
Tem previsão de chuva fraca no litoral norte do Espírito Santo. No Vale do Rio Doce (MG), o dia amanhece com muitas nuvens, mas depois o sol predomina.
Pode gear ao amanhecer nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
Uma grande massa de ar seco influencia o interior do Brasil e deixa todo o Centro-Oeste praticamente sem nebulosidade. Além disso, não há condições para chuva. O Centro-Oeste é novamente a Região mais seca do país, com níveis de umidade entre 11% e 30% por várias horas, o que é prejudicial para a saúde.
Apesar da noite e do amanhecer com temperatura amena, o ar esquenta rápido e faz calor à tarde em todo o Centro-Oeste.
Uma grande massa de ar seco que está sobre o Brasil influencia o interior do Nordeste deixando o tempo firme, com sol e pouca nebulosidade. As nuvens de chuva se formam nas áreas próximas ao litoral.
Pancadas de chuva e períodos com sol ocorrem na faixa litorânea e no interior de Sergipe e de Alagoas, no litoral, na zona da mata e agreste da Paraíba e de Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no litoral do Ceará e em todo o leste da Bahia. A chuva é mais frequente entre Salvador e Ilhéus e na região entre o litoral da Paraíba e de Alagoas.
Alerta para chuva forte no litoral da Paraíba e de Pernambuco. A chuva ocorre com raios no litoral do Maranhão
O ar seco predomina sobre grande parte da Região Norte. Esta quinta-feira é outro dia com muito sol, calor e tempo seco no Tocantins, em quase todo o Pará (exceto o norte do estado), em Rondônia, em quase todo o Acre e no sudeste do Amazonas.
Períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite ocorrem no extremo oeste do Acre, no litoral e noroeste do Pará, no Amapá, em Roraima e no norte, centro, oeste e leste do Amazonas.
Há risco de chuva moderada a forte em Roraima, no litoral norte do Amapá e noroeste do Pará.