A 15ª edição da Agrovino, ocorrida de 10 a 14 de janeiro no Parque do Sindicato Rural de Bagé (RS), organizada pela Associação Bageense de Criadores de Ovinos (Abaco) em parceria com a Associação e Sindicato Rural de Bagé, fechou com um faturamento de R$ 1,15 milhão. Os organizadores comemoram o sucesso da feira, que se consolidou no calendário da ovinocultura gaúcha e brasileira.
O presidente da Abaco, Gustavo Velloso, ressalta que esta foi a maior Agrovino já realizada. “Tivemos a participação de 506 animais inscritos para julgamentos, 86 expositores de 53 municípios, um faturamento de R$ 1,15 milhão com a venda de 1.526 animais. Tivemos fóruns técnicos e palestras, além de uma participação grande do público urbano no parque. Avalio como muito positiva essa 15ª Agrovino. Apesar do momento econômico que vive o país, comercializamos um número importante de animais e também discutimos formas de viabilizar o aumento do consumo de carne ovina, discutindo alternativas de melhorar a comercialização. Temos um mercado muito importante”, destaca.
Para o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Geraldo Brossard de Mello, foi um imenso prazer colaborar com a Abaco para esse grande sucesso da Agrovino, com um grande volume no número de inscrições tanto dos animais em julgamento quanto para a venda. “Acho que foi muito bem dentro do contexto na parte de comercialização. A Agrovino já mostra que é uma feira maior. Bagé se estabelece de uma vez por todas com uma das maiores feiras de verão da ovinocultura do Rio Grande do Sul e do Brasil. Ficamos muito satisfeitos com o que aconteceu dentro do parque”, reforça.
Além da comercialização em quatro remates, as pistas de julgamentos premiaram os vencedores em diversas raças. A programação contou ainda com palestras técnicas que falaram da sarna e piolheira ovina, o papel da Superintendência de Registro Genealógico Ovino da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e do fomento à carne ovina, que também foi reverenciada em concursos com a participação de assadores.
A 15ª edição da Agrovino contou com o apoio da Emater/RS, Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), Embrapa e Prefeitura Municipal de Bagé além do patrocínio de Banrisul, Senar/RS, Hipra, Sicredi, Paramount, TTerrasul, Rede Conesul, Secretaria Estadual da Agricultura e Governo do Estado, por meio do Fundovinos.