No dia 8 de dezembro, aconteceu o lançamento do livro "O transporte de cargas brasileiro em tempos de pandemia: reflexões, desafios, perspectivas e oportunidades" no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O evento seguiu as recomendações do Ministério da Saúde, respeitando o distanciamento, uso de máscaras, demarcação de acentos e o tempo mínimo no evento.
O evento contou com trilha sonora de compositores da música popular brasileira e bate-papo com os autores. O livro foi escrito por dez empresários do transporte de cargas: Ana Jarrouge, presidente executiva do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo, André de Simone, membro do conselho administrativo da Transita Transportes, Antonio Ruyz, CEO da TransRuyz, Felipe Medeiros, COO da GVM Solutions Brasil, Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier, Joyce Bessa, Head de Gestão Estratégica, Finanças e Pessoas da TransJordano, Lucas Scapini, diretor comercial do Grupo Scapini, Marcos Teixeira, diretor da Costa Teixeira Logistics, Priscila Zanette, diretora da Ouro Negro Transportes e Rafaela Cozar, Head de Gestão & Inovação da Roda Brasil Logística.
Os empresários discutiram sobre a produção do conteúdo no momento atual, ações das transportadoras e entidades, bem como as dificuldades e expectativas do setor para o próximo ano. Marcaram presença grandes nomes do transporte de cargas, representantes de marcas importantes, além dos familiares dos autores.
Dando enfoque para umas das bases da economia brasileira, Antonio Ruyz, escreveu sobre o agronegócio e o escoamento das commodities brasileiras durante o cenário pandêmico. Tendo em vista a relação intrínseca entre o transporte de cargas e os insumos do agronegócio, o CEO da TransRuyz Transportes e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná abordou as dificuldades enfrentadas no transporte de commodities, bem como as mudanças na demanda e na economia.
Na obra, os gestores relatam o cenário de pandemia dentro das empresas, demonstrando suas visões e lições sobre o momento atual. Ruyz comentou sobre o objetivo visado pelo livro. "Nossa ideia é proliferar o livro dentro do setor e também introduzir àqueles que ainda não conhecem o transporte e não sabem da importância deste para o país e para a sociedade".
Em breve, o livro estará disponível em livrarias e plataformas digitais.