Publicidade
Turismo Rural 04-12-2023 | 0:35:00

Turismo rural é destaque na região das Montanhas Capixabas

O Estado do Espírito Santo, que abriga a capital nacional do agroturismo, se destaca na atividade que se transformou em fonte de renda principal de muitas propriedades rurais na região central do Estado


Por: Jair Reinaldo



Localizado na região Sudeste do Brasil, a capital do Espírito Santo, Vitória, foi fundada em 1551. É uma cidade portuária, que tem também como atração um pequeno centro da era colonial e, do outro lado da estreita baía Vila Velha, onde o turista encontra a movimentada Praia da Costa e o Convento da Penha, construção do século XVI que fica no alto de um penhasco e oferece uma vista panorâmica.

E a menos de 100km do litoral está localizada a região das Montanhas Capixabas, com cidades com predominância de imigração portuguesa e alemã. A região possui uma organizada estrutura para receber turistas que desejam conhecer a vida no campo e tem como principais atrações as belas paisagens, seus cafés especiais premiados internacionalmente, seus queijos e uma grande quantidade de propriedades rurais que se especializaram em explorar o turismo rural.
Nas Montanhas Capixabas fica o Parque Nacional da Pedra Azul, que oferece ao turista um circuito de trilhas autoguiadas, com percurso sinalizado e sem a necessidade de guias, que permite conhecer divesos atrativos como mirantes, piscinas naturais, formações rochosas, vegetação e animais silvestres.
A Pedra Azul, com 1.822 metros de altitude, junto com a Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude, e a Pedra do Lagarto, formam um belíssimo conjunto rochoso granítico, que além de ser um dos cartões postais do Estado é também considerado um patrimônio geológico brasileiro e fazem parte do Parque Estadual da Pedra Azul. A origem do nome Pedra Azul é devido a presença de líquens na rocha que lhe dão tons azulados quando avistada ao longe. Mas, de acordo com a época do ano e a incidência solar, a rocha pode ganhar cores com tonalidades que vão do laranja ao rosa.

Esta área onde está o conjunto rochoso de Pedra Azul, devido a sua beleza cênica e biodiversidade, além da ameaça de quase ter sido minerada para a construção da BR-262, foi declarada no decreto nº 312 de 31 de outubro de 1960 como Reserva Florestal de Pedra Azul, tornando-se uma área protegida. Em 1991, foi nomeada para Parque Estadual da Pedra Azul.

Recentemente a região conseguiu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o selo de indicação geográfica para dois produtos da região: o Inhame e o Socol, um embutido feito de carne do pescoço do porco. A apicultura também é forte na região. E diversas propriedades se destacam na produção de cafés especiais, beneficados pelo relevo e pela altitude da região.



HOSPEDAGEM



A região tem uma excelente rede de hoteis e pousadas. No litoral, uma boa opção é ohotel Slaviero Vitória, que está localizado na orla da Praia de Camburi, uma das praias mais conhecidas da região boêmia da cidade. Fica próximo ao Triângulo das Bermudas, que abriga alguns dos melhores bares, restaurantes e casas noturnas, além de estar a menos de 10 minutos do Aeroporto de Vitória. O hotel dispõe de 126 apartamentos, piscina, estacionamento, restaurante e espaços para eventos. Ele está ligado ao Clube Quadra A, que disponibiliza duas quadras poliesportivas, uma quadra de tênis e um playground para uso dos hóspedes.

Em Venda Nova do Imigrante, uma opção é o Hotel Venturim, que há mais de 30 anos oferece um serviço com com qualidade e segurança. Está localizado no Km 110 da BR 262 , e conta com uma equipe de colaboradores atenciosos e preparados para atender bem. O conceito é oferecer uma estadia com o máximo de conforto para proporcionar maior descanso para o corpo e mente dos seus hóspedes.



Outro destaque para é o resort Fazenda China Park, em Domingos Martins. O local oferece diversas opções de lazer e acomodação para os hóspedes, como um teleférico, uma mini fazenda, um parque aquático, uma sauna, um cinema e uma banheira de hidromassagem japonesa. O hotel também tem um restaurante que serve pratos regionais, lanches e um buffet de café da manhã.



E para quem deseja vivenciar o dia a dia no campo e usufruir do agroturismo local, uma boa opção é o Sítio Altoé da Montanha. A propriedade oferece hospedagem com refeições incluídas, com destaque para o delicioso café da manhã com fogão de lenha, onde tudo que é servido é produzido de maneira orgânica no sítio. Destaque para o palmito, banana e a exclusiva pizza de polenta.


TAGS: Turismo Rural - Agroturismo - Montanhas Capixabas - Vale do Empoçado - Socol




Publicidade