O contrato de agosto/22 do trigo brando SRW de Chicago em alta de 3,21% ou $ 23,50 cents/bushel a $ 755,0; a cotação de DEZ/22, que interessa aos produtores/exportadores brasileiros, fechou também em alta de 3,14% ou $ 23,50 cents/bushel a $ 748,0; o contrato do trigo duro HRW de Kansas para setembro fechou em queda de 4,61% ou $ 39,25 cents/bushel a $ 772,50; o trigo de primavera HRS de Minneapolis fechou em alta de 2,58% ou $ 28,0 cents/bushel a $ 874,75 e o trigo para moagem da Euronext de Paris fechou em alta de 0,08% ou $ 0,25 euros/t a 314,75 euros.
CAUSAS DA ALTA DE HOJE
As compras de oportunidade permitiram uma recuperação parcial, após as quedas acentuadas nas últimas 5 sessões (9,7% ou 29 US$). A retomada dos
embarques da Ucrânia transmite otimismo do lado da oferta, condicionando o mercado. Além disso, o fraco desempenho das exportações semanais dos EUA e a valorização do dólar em relação a outras moedas mundiais, tiraram o estímulo do lado da demanda.
POSIÇÃO DOS FUNDOS APOSTAM NA ALTA DO TRIGO
Na semana encerrada na terça-feira,16, os Fundos reduziram em 9,35% as apostas na queda dos
preços de trigo. A posição líquida vendida passou de 24.081 para 21.830 lotes.enbsp;
COLHEITA NO CANADÁenbsp; ATRASADA
A
colheita de trigo de Saskatchewan atingiu 5% concluída, em comparação com o ritmo médio de 8% e 20% na temporada passada.
IGC-UMENTOU PRODUÇÃO MUNDIAL DE TRIGO
O Conselho Internacional de Grãos elevou a produção global de trigo em 8 MT para 778 MT. Mas, isso ainda está abaixo dos 781 MT em 21/22. Os estoques de trigo foram aumentados em 3 para 275 MT – ainda abaixo dos 280 MT na última temporada.
EXPORTAÇOES MENORES EUA
O
relatório de vendas de exportação do USDA mostrou que 207.152 toneladas de trigo foram vendidas para exportação durante a semana encerrada em 11 de agosto, queda de 360k T na semana passada como um ano comercial também abaixo das expectativas.enbsp;
RITMO DE EMBARQUES DA UCRÂNIA PRESSIONA PREÇOS
O ritmo das exportações da Ucrânia, que embarcou mais cinco navios de grãos ao longo desta semana, fez com que os preços do trigo caíssem ainda mais, disse relatório do banco alemão Commerzbank. Segundo o analista Carsten Fritsch, o trigo da União Europeia está custando um pouco mais de 300 euros por tonelada, seu menor preço em quase seis meses. Por outro lado, as vendas de trigo ainda estão apenas cerca de um terço do nível do ano anterior, além da incerteza sobre a velocidade com que as exportações podem continuar, acrescentou o especialista.
MENOS EXPORTAÇÕES RUSSAS
A previsão da consultoria russa de pesquisa agrícola SovEcon estima que as exportações de trigo da Rússia cairão 28% em julho e agosto em relação ao ano anterior, apesar das expectativas de uma safra recorde. De acordo com a União Russa de Grãos, o número de compradores caiu pela metade. "As vendas reduzidas são atribuídas a restrições logísticas e financeiras porque bancos e companhias de navegação aparentemente se retiraram, apesar de as sanções contra a Rússia não se aplicarem diretamente ao setor agrícola", apontou relatório do banco alemão Commerzbank. "De modo geral, a perspectiva de oferta permanece positiva, embora ainda esteja repleta de incertezas consideráveis, o que argumenta contra qualquer queda acentuada nos preços do trigo."