INÍCIO AGRICULTURA Trigo

Trigo apresenta evolução neste início de junho

Já as exportações se limitaram a 55,2 mil toneladas em maio, abaixo da quantidade de abril/23

O mercado interno do trigo está experimentando uma evolução neste início de junho, impulsionado principalmente pela diminuição dos estoques domésticos durante o período de entressafra. Mesmo com as recentes desvalorizações externas, os preços continuam a subir, indicando um cenário de forte demanda e oferta limitada.





De acordo com análises realizadas pelo Cepea, essa tendência de alta é influenciada não apenas pela escassez de estoques, mas também pela cautela dos agentes industriais ao adquirir novos lotes. A recente introdução de alterações relacionadas ao uso de créditos tributários do PIS/Confins, por meio da Medida Provisória 1.227, também tem impactado as decisões de compra no mercado interno.





No âmbito das transações externas, dados da Secex revelam um aumento significativo nas importações de trigo. Em maio, chegaram aos portos brasileiros aproximadamente 657,13 mil toneladas do grão, representando um aumento de 44,6% em relação ao volume importado em abril e um impressionante aumento de 131,8% em comparação com maio de 2023.





Por outro lado, as exportações de trigo em maio ficaram aquém das expectativas, totalizando apenas 55,2 mil toneladas. Esse número é inferior tanto ao volume exportado em abril de 2023 (362,85 mil toneladas) quanto ao de maio de 2023 (71,04 mil toneladas).





Esses dados destacam a dinâmica complexa do mercado do trigo, com uma forte demanda interna contrastando com as oscilações nas transações externas. À medida que continuamos a acompanhar essa evolução, é essencial que os envolvidos no setor adotem estratégias flexíveis para lidar com as flutuações do mercado e garantir a estabilidade da cadeia de suprimentos de trigo no Brasil.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.