O trigo fechou em alta nesta quarta-feira, 28/09, na Bolsa de Chicago, afetado pela queda do dólar e pelo nervosismo pela tensão na Ucrânia.enbsp; Aenbsp; queda do valor do dólar nos mercados internacionais tornaram mais atraentes as exportações americanas. Também o aumento das tensões da guerra na Ucrânia contribuiu para a alta desta quarta-feira.
O contrato de dezembro22 do trigo brando SRW de Chicago em nova forte alta de 3,67% ou $ 32,0 cents/bushel a $ 903,50; para dezembro de 2023, que interessa aos produtores/exportadores brasileiros, o contrato fechou em alta de 2,83% ou $ 24,75 cents/bushel a $ 899,0; o contrato do trigo duro HRW de Kansas para dezembro fechou em alta de 3,42% ou 32,25 cents/bushel a $ 975,50; a cotação de dezembro do trigo de primavera HRS de Minneapolis fechou em alta de 3,10% ou $ 29,25 cents/bushel a $ 972,50 e a cotação de dezembro do trigo para moagem da Euronext de Paris fechou em alta de 1,28% ou $ 5,50 euros/t a 354,0 euros. Veja os fechamentos das bolsas da Argentina, Londres e da Austrália nas tabelas 11 e 16 abaixo.
GOVERNO ARGENTINO ADOTARÁ O “DÓLAR TRIGO”?
Duas opiniões contrárias foram emitidas durante o último Congresso da Abitrigo. O presidente da Câmara de Arbitragem da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, Jorge Omar Viola descarta a ideia porque "não aumentaria exportação uma vez que o volume plantado e produzido já está dado, mas poderiam acelerar as vendas (internas) como ocorreu com a soja".
Já o consultor argentino do mercado de trigo, Pablo Maluenda, acredita que a adoção da medida pelo governo trata-se de questão de tempo. "O governo tende a estruturar uma medida semelhante para o trigo. Isso pode aumentar a vontade de exportar, mas já há estímulo para exportação pelo preço atrativo", comentou.
Na opinião dos analistas da TF Agroeconômica também o governo argentino, que tem forte necessidade de dólares, poderá sim, implantar um ”dólar trigo”, já que o produto éenbsp; um dos grandes geradores de divisas para o país, apesar da forte quebra de safra desta temporada.
AGRICULTORES RUSSOS MOBILIZADOS PODEM AFETAR COLHEITA DE TRIGO
Os agricultores estão entre os russos que estão sendo recrutados pelo Exército, disse o presidente Vladimir Putin na terça -feira em uma reunião com funcionários, indicando possíveis riscos adicionais para a colheita de 2023. A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo. O outono é uma estação muito movimentada para os agricultores, já que semeiam o trigo de inverno para a colheita no próximo ano e colhem soja e sementes de girassol. O plantio de cereais de inverno já foi consideravelmente atrasado por causa das chuvas. "Eu também gostaria de abordar os chefes regionais e os chefes de empresas agrícolas. Como parte da mobilização parcial, os trabalhadores agrícolas também estão sendo recrutados. Suas famílias devem ser apoiadas. Peço -lhes que prestem atenção especial a esse problema", Putin disse.