HOME | Notícias | Trigo

FAEP cobra leilão do trigo no Paraná para evitar prejuízo

Sistema FAEP pede à Conab leilão do trigo no Paraná, já que o preço está 19% abaixo do mínimo e não cobre o custo de produção

FAEP cobra leilão do trigo no Paraná para evitar prejuízo

FAEP pede à Conab leilão do trigo no Paraná para garantir renda aos produtores. Foto: Sistema FAEP / Divulgação

NOVA!
Foto do autor Redação RuralNews
04/11/2025 |

O Sistema FAEP enviou ofício à Superintendência Regional do Paraná da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pedindo apoio à comercialização do trigo. O documento solicita a liberação de recursos para viabilizar os leilões de Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), fundamentais para sustentar o leilão do trigo no Paraná.

Na última semana de outubro, o preço médio da saca de 60 quilos foi de R$ 64,10, segundo levantamento da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). O valor está 19% abaixo do preço mínimo, de R$ 78,51 por saca, conforme dados da Conab. Essa diferença inviabiliza o pagamento dos custos variáveis de produção.

Publicidade
Banner publicitário

Custos elevados pressionam produtores

“O preço pago atualmente está abaixo do custo de produção, o que deixa nossos produtores no prejuízo. Precisamos de apoio e de políticas públicas que garantam uma renda mínima, ainda mais quando envolve um produto essencial para a alimentação da população”, afirmou o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

A defasagem entre o preço pago e o custo de produção afeta todas as regiões produtoras do Paraná. O presidente do Sindicato Rural de Coronel Vivida, Cleverson Mattei, destacou que os custos estão elevados, principalmente devido ao preço dos insumos e às altas taxas de juros do custeio agrícola. “Somados os gastos com Proagro e financiamentos, as taxas pagas chegam a cerca de 35% do custo de produção”, explicou.

Produtividade não cobre custos da safra

Apesar da boa produtividade e qualidade do cereal, os agricultores precisam colher cerca de 58 sacas por hectare para cobrir as despesas. No entanto, a média estadual é de 50 sacas por hectare, segundo a Seab.

Dados do Departamento de Economia Rural (Deral) mostram que o Paraná plantou 818,9 mil hectares de trigo, com expectativa de colher 2,7 milhões de toneladas. O volume representa um aumento de 18% em relação à safra anterior, que somou 2,3 milhões de toneladas.

“Nosso pedido é para que sejam viabilizados os leilões de PEP, por meio dos quais o governo garante a compra do trigo pelo preço mínimo. Isso ajudaria o agricultor a, pelo menos, não ter prejuízo neste momento”, reforçou Mattei.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #FAEP # Sistema FAEP
# Leilão # Trigo # Paraná # Conab
Publicidade
Banner publicitário