A previsão é que a onda de calor atravesse a Suíça e Itália elevando as temperaturas para a casa dos 38°C até o domingo, 24.
As autoridades dos dois países emitem alertas vermelhos de severidade quanto às altas temperaturas e aumento nos focos de incêndio. As áreas do sul da Suíça, região de Ticino e do norte e centro da Itália, como Lombardia e Toscana são as mais afetadas pelo calorão e possibilidade de focos de incêndios florestais.
De quinta-feira (21) até domingo (24), alertas de calor extremo, com temperaturas máximas entre 34°C e 37°C também nas áreas do sul da França, Mônaco, as ilhas Baleares, Sardenha e Córsega.
As temperaturas voltam a ultrapassar os 40°C na Espanha e Portugal a partir do sábado (23) e a umidade do ar fica comparada À valores desérticos na região de Sevilha, com 8% de umidade mínima na tarde de sábado (23) e domingo (24).
O calor extremo e as condições de seca severa que atravessam a Europa geram circunstâncias ideais para o aumento de incêndios florestais e são uma ameaça à saúde humana, sobretudo crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.