Sistema FAEP assume assento no Conselho do CIBiogás
Federação assume assento no Conselho do CIBiogás e fortalece ações em biogás e biometano

Participação do Sistema FAEP no Conselho do CIBiogás fortalece energias renováveis no agronegócio. Foto: Sistema FAEP / Divulgação

O Sistema FAEP reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e energias renováveis ao eleger seu presidente interino, Ágide Eduardo Meneguette, para o Conselho de Administração do CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás). Além disso, o suplente eleito foi Edio Luiz Chapla, presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon.
Conselho e representatividade
O Conselho de Administração do CIBiogás orienta e supervisiona as diretrizes estratégicas da instituição. Além do Sistema FAEP, representantes das empresas Marquise Ambiental, Necta Gás Natural e Compass Gás e Energia também foram eleitos. Dessa forma, o Conselho terá a missão de elaborar estratégias que democratizem o uso do biogás e do biometano em todo o país.
Com essa participação, o Sistema FAEP aproxima o setor produtivo rural do segmento de energias renováveis. Assim, contribui diretamente para políticas públicas e iniciativas que promovam sustentabilidade e diversifiquem a matriz energética nacional.
Experiência e ações do Sistema FAEP
O Sistema FAEP se destaca pelo incentivo às energias renováveis no campo. Por exemplo, em 2017, promoveu viagens técnicas internacionais para conhecer experiências bem-sucedidas de produção de biogás e biometano na Europa. Além disso, em 2022, organizou seminários em várias regiões do Paraná e lançou uma cartilha técnica sobre o tema, disponível gratuitamente em seu site.
Recentemente, o Decreto Estadual 9.817/2025 fortaleceu a atuação do Sistema FAEP ao isentar de ICMS a aquisição de bens para produção de biogás e biometano. Essa medida atendeu a uma demanda do setor produtivo, defendida pela entidade junto ao governo estadual.
O CIBiogás é uma instituição de ciência e tecnologia dedicada ao desenvolvimento do biogás como fonte energética limpa e competitiva. Como associada fundadora mantenedora, o Sistema FAEP reforça seu papel estratégico no fomento à inovação, à sustentabilidade e ao fortalecimento do agronegócio brasileiro.
