Mapa lança painel do Plano ABC+ para monitorar metas climáticas
Ferramenta desenvolvida em parceria com Serpro e CNPq reúne resultados e métricas do Plano ABC+ para agropecuária sustentável
Painel do Plano ABC+ amplia transparência e monitoramento da agropecuária sustentável. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou o Painel Gerencial do Plano ABC+, uma ferramenta digital que permite acompanhar o cumprimento das metas de adaptação climática e de baixa emissão de carbono na agropecuária brasileira.
O sistema reúne resultados alcançados pelas tecnologias fomentadas pelo Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária. Assim, promove mais transparência na gestão das políticas públicas e fortalece o monitoramento das ações sustentáveis do setor.
Tecnologias sustentáveis impulsionam produtividade e resiliência
As tecnologias monitoradas pelo painel, chamadas SPSABC+, englobam práticas sustentáveis validadas cientificamente. Entre elas, estão a recuperação de pastagens degradadas, o sistema de plantio direto, os modelos de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e os sistemas agroflorestais.
Além disso, o painel acompanha o uso de florestas plantadas, bioinsumos, sistemas irrigados, o manejo de resíduos da produção animal e a terminação intensiva. Essas práticas, portanto, contribuem para aumentar a produtividade e a resiliência dos sistemas produtivos. Ao mesmo tempo, ajudam a conservar os recursos naturais e a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Ferramenta resulta de parcerias institucionais
O desenvolvimento do painel é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/Mapa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Essa cooperação foi formalizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT).
Por outro lado, outra parceria envolve a SDR e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essa união busca promover práticas sustentáveis e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Dessa forma, o painel apresenta métricas nacionais e estaduais que permitem avaliar o desempenho de cada tecnologia em relação às metas assumidas pelo Brasil. Além disso, oferece acesso a bases de dados, metodologias e glossários usados na construção das análises, garantindo mais clareza e confiabilidade das informações.
Plano ABC+ segue até 2030 com foco em sustentabilidade
O segundo ciclo do Plano ABC+, iniciado em 2020 e com encerramento previsto para 2030, busca consolidar uma agropecuária de alta produtividade e baixo impacto ambiental. Com isso, o programa pretende ampliar a adoção de práticas sustentáveis, assegurando o crescimento da oferta de alimentos, fibras e bioenergia.
De acordo com o Mapa, o Plano ABC+ é uma agenda estratégica nacional. Portanto, fortalece o compromisso do Brasil com o enfrentamento das mudanças climáticas e garante a conservação dos recursos naturais, mesmo diante da variabilidade do clima.
