Farsul participa do desenvolvimento do Índice AGIR, projeto que identifica riscos agropecuários regionais e apoia decisões estratégicas para fortalecer o setor.
A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) participou de uma reunião estratégica com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), no dia 31 de julho, para colaborar no desenvolvimento do Índice AGIR (Agro-Gestão Integrada de Riscos). O projeto conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Banco Mundial, e visa criar indicadores regionais para mapear riscos que afetam a atividade agropecuária.
O encontro foi conduzido pelo diretor vice-presidente da Farsul, Domingos Lopes, e reuniu representantes da equipe econômica da entidade, além de membros do Senar-RS, Emater, IRGA, SEMA, OCERGS, Secretaria da Agricultura do RS e FETAG.
O objetivo do Índice AGIR é fortalecer o setor agropecuário diante de possíveis crises climáticas, oscilações de mercado ou instabilidades institucionais. Para isso, o projeto busca criar indicadores específicos para cada região, o que permitirá a formulação de políticas públicas mais eficazes e o apoio técnico à tomada de decisão por produtores e agentes do setor.
Segundo os organizadores, o envolvimento de diferentes instituições e esferas governamentais garante uma abordagem ampla, integrando dados econômicos, ambientais e sociais para gerar respostas rápidas e sustentáveis diante de situações adversas.