Conectividade no campo e sustentabilidade são temas de projetos do MAPA

Com o objetivo de fomentar ações nos dois setores importantes do agro brasileiro, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento lançou três programas para estimular a sustentabilidade e os diferenciais competitivo do agronegócio`

Publicado em 27/11/2023

Buscando estimular a inovação tecnológica, o desenvolvimento e a sustentabilidade da atividade agropecuária brasileira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou no dia 24/11, três projetos que atuam de forma complementar nos setores de conectividade e sustentabilidade no campo.

Os Planos Inova Cacau 2030, Floresta+Sustentável e o projeto Rural+Conectado/Bahia fazem parte das novas ações estratégicas do Governo para refletir o compromisso assumido pelo Mapa de fomentar o aumento da eficiência e a agregação de valor para cadeias produtivas. E para isso, é essencial a ampliação da conectividade nas áreas rurais, inclusão de gênero e de juventude, assistência técnica e o acesso ao crédito e à comercialização.


Pedro Neto, secretário adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa, explicou o impacto positivo que os planos e projeto lançados vão causar na economia local e no setor como um todo. “Com as importantes entregas, elaboradas junto com parceiros institucionais e do terceiro setor, temos convicção de que estamos acelerando o processo de consolidação de uma agropecuária mais sustentável e inclusiva tecnicamente”, complementou.


Inova Cacau



Desenvolvido em parceria com a CocoaAction Brasil, o Plano Inova Cacau 2030 atua na promoção do uso sustentável dos recursos naturais nas regiões produtoras de cacau, utilizando tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental, de maneira a favorecer o bem-estar dos produtores e aumentar a qualidade e a produtividade do fruto. A iniciativa tem potencial para tornar o Brasil uma referência de origem de cacau sustentável para o mundo nos próximos sete anos.

Visa ainda ampliar a participação das mulheres e juventude rural na produção e empreendedorismo na cadeia do cacau e oferecer subsídios para aumentar o acesso a recursos públicos e privados destinados à produção primária.


Rural + Conectado



O projeto Rural+Conectado tem como objetivo a ampliação da infraestrutura para acesso à internet em povoados e vilarejos de baixa densidade demográfica que ainda não possuem esse serviço. Na Bahia, vai fomentar o desenvolvimento, a inclusão tecnológica e o aprimoramento da atividade agropecuária em 183 localidades.

Floresta + Sustentável



O Plano de Ação para Recuperação e Manejo de Florestas, o Floresta+Sustentável, foi elaborado com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil, estimulando a produção sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento de cadeias produtivas. Será desenvolvido a partir de três eixos: Florestas Plantadas, Economia Florestal e Rede Floresta + Iniciativa Conexão Florestal.


Além dos gestores do Mapa, participaram do evento o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia, Jeandro Ribeiro, o diretor da CocoaAction Brasil, Pedro Paulo Ronca, o presidente da Câmara Setorial do Cacau e Sistemas Agroflorestais, Milton Andrade Júnior e convidados.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Mais lidas
1
Agro é destaque no fechamento do PIB nacional de 2023
2
Pecuária leiteira vive seu pior momento no Brasil, apontam líderes do setor
3
24ª Expodireto Cotrijal começa nesta segunda-feira
4
Decisão do Ibama divide opiniões sobre uso de inseticida letal a abelhas
5
Despejo de chorume rende multa a empresa ambiental
6
Exportação de gengibre cresce 114% em janeiro no Espírito Santo
7
Fábrica de fertilizantes de MG deve ser inaugurada dia 13
8
Pavilhão da Agricultura Familiar promete ser um dos destaques da 24ª Expodireto Cotrijal
9
RS terá uma rápida prévia do outono
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.