Buscando estimular a inovação tecnológica, o desenvolvimento e a sustentabilidade da atividade agropecuária brasileira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou no dia 24/11, três projetos que atuam de forma complementar nos setores de conectividade e sustentabilidade no campo.
Os Planos Inova Cacau 2030, Floresta+Sustentável e o projeto Rural+Conectado/Bahia fazem parte das novas ações estratégicas do Governo para refletir o compromisso assumido pelo Mapa de fomentar o aumento da eficiência e a agregação de valor para cadeias produtivas. E para isso, é essencial a ampliação da conectividade nas áreas rurais, inclusão de gênero e de juventude, assistência técnica e o acesso ao crédito e à comercialização.
Pedro Neto, secretário adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa, explicou o impacto positivo que os planos e projeto lançados vão causar na economia local e no setor como um todo. “Com as importantes entregas, elaboradas junto com parceiros institucionais e do terceiro setor, temos convicção de que estamos acelerando o processo de consolidação de uma agropecuária mais sustentável e inclusiva tecnicamente”, complementou.
Inova Cacau
Desenvolvido em parceria com a CocoaAction Brasil, o Plano Inova Cacau 2030 atua na promoção do uso sustentável dos recursos naturais nas regiões produtoras de cacau, utilizando tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental, de maneira a favorecer o bem-estar dos produtores e aumentar a qualidade e a produtividade do fruto. A iniciativa tem potencial para tornar o Brasil uma referência de origem de cacau sustentável para o mundo nos próximos sete anos.
Visa ainda ampliar a participação das mulheres e juventude rural na produção e empreendedorismo na cadeia do cacau e oferecer subsídios para aumentar o acesso a recursos públicos e privados destinados à produção primária.
Rural + Conectado
O projeto Rural+Conectado tem como objetivo a ampliação da infraestrutura para acesso à internet em povoados e vilarejos de baixa densidade demográfica que ainda não possuem esse serviço. Na Bahia, vai fomentar o desenvolvimento, a inclusão tecnológica e o aprimoramento da atividade agropecuária em 183 localidades.
Floresta + Sustentável
O Plano de Ação para Recuperação e Manejo de Florestas, o Floresta+Sustentável, foi elaborado com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil, estimulando a produção sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento de cadeias produtivas. Será desenvolvido a partir de três eixos: Florestas Plantadas, Economia Florestal e Rede Floresta + Iniciativa Conexão Florestal.
Além dos gestores do Mapa, participaram do evento o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia, Jeandro Ribeiro, o diretor da CocoaAction Brasil, Pedro Paulo Ronca, o presidente da Câmara Setorial do Cacau e Sistemas Agroflorestais, Milton Andrade Júnior e convidados.