A Caravana Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma realização da Rede ILPF e associadas (Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Syngenta, Suzano, Timac Agro e Embrapa), que passa pelas mais diversas regiões produtoras do Brasil, como alternativa sustentável e rentável para a agropecuária do Brasil. No Rio Grande do Sul, a expedição técnica e científica será realizada de 15 a 19 de abril e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) é parceira do evento, sendo a ILPF uma das metas do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+RS).
No Estado, a equipe formada por profissionais das empresas associadas da Rede ILPF, pesquisadores da Embrapa e entidades apoiadoras regionais, percorrerá cinco municípios durante o período, com atividades e temas relacionados às vantagens e desafios dos sistemas ILPF. Os eventos começam pela capital, Porto Alegre, e seguem por Bagé, na Campanha, Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, Ijuí, nas Missões, e finalizam em Passo Fundo, no Planalto Médio.
Também será feita apresentação do aplicativo e portal ILPF digital, uma plataforma gratuita, desenvolvida pelo projeto SustentAgro da Rede ILPF e a Câmara de Agricultura Digital da Rede ILPF, em parceria com o projeto GEOABC+ (Embrapa Solos), que busca compilar dados e mapear os sistemas ILPF no País.
O coordenador do Comitê Gestor do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante, pesquisador da Seapi, destaca que a Caravana é uma oportunidade de compartilhar os benefícios da ILPF com os diferentes elos da cadeia agropecuária, como produtores, pesquisadores, profissionais do setor, cooperativas e gestores públicos.
“Temos a expectativa que a realização de eventos como este possa contribuir para atingir a meta de 1,0 milhão de hectares com ILPF no estado até 2030 (Plano ABC+RS)”, afirma. Segundo ele, o Rio Grande do Sul é hoje o terceiro estado do Brasil que mais utiliza ILPF, com 2,2 milhões de hectares. A área ocupada com os sistemas ILPF no Brasil corresponde a 17,4 milhões de hectares. A Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030, além de diversificar os sistemas de produção e aumentar a representatividade do componente florestal nesses sistemas.
O que é ILPF - A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, diversificação de cultura e aumento da produtividade. A implementação dos sistemas ILPF varia de acordo com as características de cada região.