Aprosoja MT recebe delegação francesa para discutir sustentabilidade
Encontro com representantes da Interbev destacou ações ambientais e sociais da entidade mato-grossense
Aprosoja MT apresenta ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Foto: Aprosoja MT / Divulgação
A Aprosoja MT e sustentabilidade estiveram em foco durante a visita de uma delegação francesa da Associação Interprofissional Francesa (Interbev) à entidade. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (31) e contou com representantes do setor de bovinos e carnes. O objetivo foi promover um intercâmbio sobre produção e sustentabilidade no agronegócio, fortalecendo o diálogo entre Brasil e França sobre práticas produtivas e ambientais.
Durante a reunião, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso apresentou seus programas voltados à sustentabilidade, defesa agrícola, política agrícola e logística. Além disso, destacou ações de responsabilidade social que beneficiam milhares de pessoas em Mato Grosso e no Distrito Federal.
Entre as iniciativas apresentadas estavam o Projeto Guardião das Águas, que monitora mais de 105 mil nascentes, e o Programa Soja Legal, que auxilia produtores a manter suas propriedades em conformidade com a legislação ambiental e trabalhista. Essas ações reforçam que é possível produzir alimentos em larga escala com responsabilidade socioambiental.
O Conselheiro Agrícola Regional da Embaixada da França na Argentina, Brasil e Chile, Pierre-Adrien Romon, ressaltou a importância da aproximação.
“A comitiva, com mais de 20 representantes do setor de carne francês, veio entender a realidade da agricultura e da pecuária brasileira. É essencial ver de perto o desenvolvimento da agricultura mato-grossense, a força da produção de soja, milho e etanol de milho, além de compreender os desafios do setor”, afirmou.
A produtora Emmanuelle Bernard, da região de Borgonha, também destacou o aprendizado da visita.
“Aproveitamos o Congresso Mundial da Carne para conhecer a produção do estado. Foi muito interessante entender como a Aprosoja MT e os produtores brasileiros se organizam e se adaptam. É sempre importante conhecer uma agricultura tão dinâmica quanto a do Mato Grosso e a do Brasil”, disse.
Assim, o encontro reforça o papel da Aprosoja MT e sustentabilidade na ampliação do diálogo internacional e na valorização do modelo brasileiro de produção responsável.
