Exportação de carne suína atinge recorde para janeiro
Mesmo com recuo frente a dezembro, embarques somam 115 mil toneladas e registram o melhor resultado da série histórica para o mês
Exportação de carne suína registra o melhor janeiro da série histórica. Foto: Canva
A exportação de carne suína começou o ano com desempenho histórico. Apesar da queda em relação a dezembro, o volume embarcado em janeiro foi recorde para o mês, segundo dados da Secex analisados pelo Cepea.
Ao todo, o Brasil exportou 115 mil toneladas de carne suína em janeiro. O resultado representa retração de 15% frente a dezembro, quando foram embarcadas 136 mil toneladas. Trata-se, inclusive, da maior queda mensal para o período desde 2022.
Ainda assim, o desempenho supera com folga o registrado em janeiro de 2025. No primeiro mês do ano passado, as exportações somaram 104 mil toneladas. O avanço agora é de 10% na comparação anual.
Além disso, o volume de janeiro de 2026 é o maior já registrado para o mês em toda a série histórica da Secex, iniciada em 1997.
Pesquisadores do Cepea avaliam que o resultado reforça a expectativa de que o Brasil possa registrar, mais uma vez, volumes recordes nas exportações de carne suína ao longo do ano.
