A agtech A2W Tecnologia e Inovações, que desenvolve softwares para vários segmentos do agronegócio, recebeu recentemente investimento de R$ 1,5 milhão de um grupo de investidores do agro, para acelerar o planejamento e alavancar o crescimento da empresa, que prevê faturar cerca de R$ 1 milhão em 2022, aumento de pouco mais de 900% em relação ao ano passado.
Segundo André de Souza Moura, CEO da A2W, o crescimento exponencial da startup, criada em 2020, se deve principalmente ao sucesso dos primeiros sistemas lançados, que de forma clara, simples e intuitiva oferecem ferramentas de relacionamento com clientes e consultores de campo, além de vendas online e planejamento comercial, especialmente desenvolvidos para os negócios do agro. "Além disso, lançamos em janeiro deste ano o App Armazenagem, que é um produto extremamente inovador, direcionado para os silos e armazéns gerais de grãos. Os armazéns irão disponibilizar esse aplicativo aos seus clientes (produtores) que serão notificados a cada movimentação dos grãos. O produtor saberá em tempo real quando o seu caminhão chega ao silo e faz cada pesagem, e também receberá alertas sobre classificação, descontos e serviços. A qualquer momento o produtor rural poderá visualizar, a partir de seu celular, o saldo de seus produtos, extratos, tempo de permanência de cada caminhão no pátio do armazém, além de acessar seus históricos financeiros e os detalhes de cada romaneio, por exemplo. Ou seja, é muito mais transparência, segurança e eficiência para o fluxo da informação", explica.
Para Uriel Rotta, sócio da WBGI, venture builder que tem a A2W em seu portfólio, a agtech é um exemplo claro de como a agricultura digital está avançando dentro e fora da porteira, facilitando a tomada de decisão do produtor rural e também dos demais envolvidos neste mercado. "Os investidores e as grandes empresas do agro estão de olho nessas soluções e no que podem oferecer na melhoria da gestão dos negócios", finaliza.
A A2W Plataforma Agro também conta com outras soluções como um aplicativo móvel para força de vendas direcionado aos consultores técnicos de campo; painéis específicos para distribuição e redistribuição de insumos; ferramenta com aplicações de e-commerce para atendimento mais rápido e eficiente aos clientes nas lojas e plataforma web direcionada a supervisores e gestores comerciais das revendas, cooperativas, indústrias de rações e fertilizantes. "Tudo isso inteiramente integrado com os principais sistemas ERPs (Enterprise Resource Planning) do mercado. E vem muito mais por aí, pois estão previstos o lançamento de mais quatro outros sistemas inovadores para o segmento agro até o final do primeiro semestre de 2022", antecipa Moura.