HOME | Notícias | Solos

Manejo biológico contribui para reequilíbrio do solo

Cultura do feijão, que está em fase de plantio, pode ser beneficiada pelo uso de soluções biológicas

Manejo biológico contribui para reequilíbrio do solo

518
Foto do autor Redação RuralNews
25/03/2022 |

A cultura do feijão, um dos principais ingredientes da mesa do brasileiro, tem enfrentado diversos problemas com a ocorrência de fungos de solo e nematoides que provocam danos severos ao sistema radicular das plantas, afetando significativamente a produtividade. "Por isso, é importante destacar a relevância da construção do equilíbrio da macro e microbiota do solo proporcionada pelo uso de produtos biológicos", afirma o Gerente Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa da Satis, engenheiro agrônomo Aedyl Lauar (Kid).

No cenário atual, devido aos custos de produção, muitos produtores deverão diminuir a área de plantio do feijão, substituindo pela cultura do milho, nas áreas irrigadas. Mesmo nesses casos, Lauar destaca que é importante a bioativação do solo para criação de um ambiente favorável a bons índices de produtividade. "Deve-se aproveitar a oportunidade e utilizar os produtos biológicos específicos para reequilibrar o solo", pondera. Especializada na produção de insumos agrícolas voltados à nutrição vegetal, a empresa mineira Satis lançou recentemente a Linha Bio com um portfólio de soluções que combina fungos e bactérias, que promovem: Melhoria da microbiologia do solo, atenuação de estresses, aumento do enraizamento das culturas, manutenção do vigor das plantas, melhoria na absorção e assimilação dos nutrientes e água, aumento na população de organismos benéficos, exclusão de microrganismos indesejáveis, melhoria na mineralização da matéria orgânica, dentre outras contribuições.

Publicidade
Banner publicitário

O engenheiro agrônomo considera que as formulações com agentes biológicos à base de Trichoderma, Purpureocilium e Isaria, Bacillus, Beauvéria e Metarhizium, entre outros, podem ajudar a reconstruir a biota do solo que está em desequilíbrio. De acordo com o acompanhamento feito pela Satis, haverá plantio de feijão nas áreas irrigadas de Goiás, mas deve haver redução e troca por milho. Situação semelhante deve acontecer no noroeste de Minas Gerais, Mato Grosso e Oeste da Bahia.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Manejo Biológico # Solos
Publicidade
Banner publicitário