INÍCIO AGRICULTURA Solos

Confira dicas para o manejo adequado do solo

Ele é a base para a produção alimentícia e é também imprescindível para o desenvolvimento sustentável

Publicado em 15/04/2021

15 de Abril é o Dia Nacional da Conservação do solo e as boas práticas de manejo da terra são fundamentais para garantir qualidade aos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. Afinal, ele é a base para a produção alimentícia, e é também imprescindível para o desenvolvimento sustentável. A foodtech Liv Up conversou com Régis Gentil do Couto - um dos produtores familiares responsáveis pelo cultivo de batata inglesa e mandioquinha, e que faz parte do Plantio Dedicado da marca, e reuniu algumas dicas práticas que ajudam na preservação desse recurso natural tão importante quanto a água e o ar.

O produtor ressaltou a importância da utilização adequada da terra, principalmente - mas não exclusivamente - para cultivar tubérculos e raízes e, assim, proporcionar alimentos de qualidade, sem deformações, e com menor suscetibilidade ao ataque de pragas e doenças. Confira abaixo as principais dicas do produtor da Liv Up:

• Adubação verde
A prática consiste no plantio de espécies vegetais para melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo. Nela podem ser utilizadas diferentes espécies, desde gramíneas até leguminosas. Essas últimas se associam a bactérias fixadoras de nitrogênio do ar, transferindo-o para as plantas de cultivos subsequentes ou em consórcio - cultivo de diferentes espécies no mesmo espaço e ao mesmo tempo. Já as gramíneas, como a aveia utilizada pelo Régis, permite maior exploração da profundidade do solo por conta das suas raízes compridas.

O plantio pode ser feito em pré-cultivo ou rotação de culturas; em consórcio de lavouras; ou em faixas. Nas plantações do produtor da Liv Up, por exemplo, a adubação verde é feita no pré- cultivo e incorporada com o trator para proporcionar a matéria orgânica e o enriquecimento do solo.
• Manejo biológico:

Uma das possibilidades do manejo biológico é utilizar microorganismos (fungos e bactérias) benéficos para diminuir e evitar pragas e doenças que possam afetar o cultivo dos alimentos, em uma relação simbiótica com as culturas em campo, reduzindo a aplicação de defensivos agrícolas e seus danos causados ao meio ambiente e à saúde. É muito utilizada no cultivo orgânico e, na agricultura tradicional, seus adeptos também vêm crescendo. O manejo biológico contribui para preservar o solo, equilibrar o sistema e enriquecer a macro e microbiota, responsáveis por melhorar o sistema de defesa das plantas cultivadas.

Com a batata inglesa e a mandioquinha, o Régis recomenda que as sementes sejam plantadas após uma adubação adequada, e que, antes de serem cobertas, sejam borrifadas com produtos biológicos à base de trichoderma e boveril - dois fungos encontrados no solo - para que a terra também seja pulverizada.
• Plantios em curva de nível

É uma técnica na qual são feitos "recortes" cartográficos do terreno que ligam dois pontos de mesma altitude. É a partir da curva de nível que conseguimos evitar uma das principais formas de degradação de solo, a erosão. Além disso, ela possibilita melhor uso da água, seja ela advinda da chuva ou de irrigação, se infiltrando no solo em vez de escorrer pela declividade do terreno. Isso traz uma redução considerável de custos de irrigação e promove maior conservação da terra.

A localização geográfica é um ponto de atenção para o produtor da Liv Up. Por seu cultivo estar localizado em cadeias de morros, a técnica se torna imprescindível para a conservação do solo, e para que possíveis erosões possam ser evitadas.
• Preservação da vegetação nativa do topo de morros e encostas

A manutenção da vegetação - nativa ou não - no topo de morros é regida no Brasil pela Lei Nº 12.651/12, e recebe a nomenclatura APP (Áreas de Preservação Permanente). É também uma prática feita pelo produtor da Liv Up em seus contratos de arrendamento, ajudando na redução do impacto da água da chuva e, consequentemente, em uma lenta infiltração no solo. Em terrenos expostos, sem vegetação, o impacto da gota d’água na terra pode causar desagregação e diferentes tipos de erosões a longo prazo.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.