Soja registra alta no processamento e mantém previsão de recorde para 2025
Com avanço de 9% no mês, setor mantém estimativas elevadas e prevê desempenho histórico no próximo ano
Processamento de soja cresce e mantém expectativas otimistas para exportações e produção em 2025. Foto: Canva
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) manteve suas projeções para o Complexo da Soja em 2025, reforçando a expectativa de um desempenho recorde para o setor. Os dados divulgados acompanham resultados positivos em abril, com o processamento de soja alcançando 4,74 milhões de toneladas — alta de 1,3% em relação a março e de 9% frente ao mesmo mês de 2024, considerando o ajuste pelo percentual amostral.
No acumulado de 2025 até abril, o volume processado somou 16,40 milhões de toneladas, registrando aumento de 3,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
As projeções da ABIOVE seguem otimistas, a produção de soja deve atingir 169,7 milhões de toneladas no ano. O esmagamento está estimado em 57,5 milhões de toneladas, enquanto a produção de farelo e óleo de soja deve alcançar 44,1 milhões e 11,4 milhões de toneladas, respectivamente.
No mercado externo, o Brasil deve exportar 108,2 milhões de toneladas de soja em grãos. As exportações de farelo e óleo de soja devem totalizar 23,6 milhões de toneladas e 1,4 milhão de toneladas, respectivamente. Por outro lado, as importações estão previstas em 500 mil toneladas de soja e 100 mil toneladas de óleo, como forma de complementar a oferta interna.
