INÍCIO AGRICULTURA Soja

Soja inicia a semana no campo positivo na CBOT, refletindo números do Crop Tour

Os preços da soja iniciam a semana operando no campo positivo – mais 12 cents, a U$ 13,99/novembro
Camilo Motter
- Especial para Rural News
Publicado em 28/08/2023

Os preços da soja iniciam a semana operando no campo positivo – mais 12 cents, a U$ 13,99/novembro. Entre ganhos e perdas, a semana passada terminou com alta de 2,5%. O mercado vem ganhando impulso com os levantamentos do Crop Tour, que indicou uma safra abaixo do que aquela prevista pelo USDA.
Depois de percorrer os principais estados produtores dos EUA, os técnicos que realizaram o Tour de Safra divulgaram a estimativa de colheita de soja em 111,8MT. No relatório de agosto, o USDA previa 114,5MT. As estimativas iniciais versavam em algo como 122,0MT. A redução de colheita promove um novo e consistente suporte para os preços sobretudo porque as lavouras estão na fase de terminação do ciclo.


Os técnicos observaram muita variação na qualidade das lavouras de uma região para outra, em razão do clima irregular vivido nesta temporada. Alguns estados centrais continuam com baixa umidade dos solos e temperaturas altas; com isso, a produtividade tente a fica longe do ideal.


Preços no mercado interno estão com melhor suporte, vindo de Chicago. O câmbio perdeu força ao longo da semana passada. Produtores seguem recuados, com baixo volume de ofertas – avaliando a possibilidade de melhores preços no período de entressafra e com as dúvidas no clima norte-americano. Prêmios são negociados nos portos brasileiros, no mercado spot, na faixa 40/70 cents positivos; para outubro, entre 50/70.


As Indicações de compra são apontadas entre R$ 143,00/145,00 no oeste do estado e na faixa de R$ 152,00/155,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.

Sobre o autor Camilo Motter

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.