INÍCIO AGRICULTURA Soja

Soja fecha quarta-feira, 12, em alta com surpresa pelo relatório USDA

O mercado foi pego de surpresa pelo USDA, que compensou a redução na exportação e aumento dos estoques iniciais de soja
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 12/10/2022

A cotação da soja fechou em alta nesta quarta-feira, dia 12/10, na Bolsa de Chicago (CBOT). O mercado foi pego de surpresa pelo USDA, que compensou a redução na exportação e aumente dos estoques iniciais com a redução na produção e aumento do esmagamento dentro dos EUA, mantendoenbsp; os estoques finais inalterados, quando o mercado esperava números maiores (vide abaixo). As cotações também foram impulsionadas por nova venda de mais de meio milhão de toneladas para a China.

O contrato de soja para novembro22 fechou em alta de 0,05% ou $ 1,38 cents/bushel a $ 1395,25. A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em alta de 0,91%, ou $ 12,75 cents/bushel a $ 1418,0.enbsp; O contrato de farelo de soja para outubro fechou em forte alta de 3,22% ou $ 13,25/ton curta a $ 423,75 e o contrato de óleo de soja para outubro fechou em queda de 0,93% ou $ 0,64 libra-peso a $ 68,34.


NOVA VENDA PARA A CHINAO USDA anunciou uma venda privada de exportação de 526 mil toneladas de soja para a China nesta manhã.


USDA SOJAConfira o resumo das principais alterações e tendências apontadas pelo relatório da USDA em relação à safra de soja 2022/2023:- EUA: A produção nos Estados Unidos foi REDUZIDA de 119,16 para 117,38 milhões de toneladas, ante os 119,23 milhões previstos pelo setor privado. Os estoques finais foram MANTIDOS em 5,44 milhões, contra os 6,75 milhões estimados pelas operadoras. (Altista).- BRASIL: A produção do Brasil foi AUMENTADA de 149 para 152 milhões de toneladas. (Baixista).- ARGENTINA: A safra da Argentina foi MANTIDA em 51 milhões de toneladas. (Neutra)- CHINA: As compras chinesas foram ELEVADAS de 97 para 98 milhões de toneladas. (Altista)

Sobre o autor

Analista Senior de Mercados Agroeconômicos da T&F Consultoria, consultor, palestrante e professor pioneiro em cursos de comercialização de grãos no Brasil. Ministrou o primeiro Curso de Comercialização de Soja no Brasil em 1976, além de ministrar o primeiro curso aberto sobre o tema (1979) e também sou pioneiro em ministrar o primeiro Curso de Comercialização de Grãos com duração de 12 meses (2020) no Brasil. Possui em seu currículo mais de 300 cursos e palestras realizados para empresas, universidades, congressos e dias de campo no Brasil e no Exterior (EUA, França, Paraguai, Bolívia e Argentina). Especialsita em operação de mercados futuros (trigo em Chicago e Matba; milho na B3 e Soja em Chicago), além de dólar na B3. É editor-chefe de boletins diários de açúcar, milho, soja e trigo, além de realizar estudos de planejamento da comercialização anual para agricultores e empresas e consultoria para viagens técnicas internacionais.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.