INÍCIO AGRICULTURA Soja

Soja fecha em alta influenciada pelos fatores EUA, Argentina e China

A evolução da safra americana, o aumento das vendas na Argentina e a redução da demanda chinesa atraem toda a atenção do mercado de soja, que acabou fechando a quinta-feira em alta
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 08/09/2022

O mercado de soja segue postado em três fatores importantes, que influenciam diretamenta valor da commoditie. O primeiro é a reta final de evolução da safra norte-americana, que se encaminha para alcançar um novo recorde histórico, com algo como 123,0MT; O segundo é o aumento expressivo das vendas da Argentina, depois que o governo local anunciou uma taxa de câmbio especial (bem superior à taxa oficial) para os produtores que realizarem exportações durante setembro; E o terceiro é a redução da demanda por parte da China, que enfrenta novos lockdowns e busca insumos alternativos para a produção de rações – em agosto, segundo a Reuters, as importações de soja ficaram 25% menores do que no mesmo mês do ano passado.

O contrato de soja para setembro/22 fechou nesta quinta-feira, 8, em alta de 0,41% ou $ 6,0 cents/bushel a $ 1472,0. A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em alta de 0,41%, ou $ 5,75 cents/bushel a $ 1400,50.enbsp; O contrato de farelo de soja para outubro fechou em queda de 1,74% ou $ 7,6/ton curta a $ 428,5 e o contrato de óleo de soja para setembro fechou em nova forte alta de 2,37% ou $ 1,51 libra-peso a $ 65,19.


LAVOURAS AMERICANASNo fim da tarde de terça-feira, o USDA informou que a qualidade das lavouras está praticamente igual àquela apurada na semana anterior. São 57% tidas como boas/excelentes; 29%, regulares e 14%, ruins/péssimas. Na semana passada os índices eram, respectivamente, 57%, 30% e 13%. Na mesma data do ano passado, os percentuais, na mesma ordem, eram de 57%, 29% e 14%. Em relação ao estágio, 94% entraram na fase de formação de vagens, ante 96% do mesmo ponto do ano passado; 10% estão na fase de maturação, contra 17% de um ano atrás.

ÁREA PLANTADA NO BRASILA Conab acaba de divulgar o 12º levantamento de safra, elevando a produção brasileira em mais de 1,5MT em relação ao mês passado, para 125,6MT. No ano passado a colheita alcançou 139,4MT – recorde histórico. A área semeada ficou em 41,45 milhões de hectares, aumento de quase 5% sobre os 39,5MH do ciclo anterior. A produtividade foi avaliada em 50,5 scs/ha, queda de 14% no comparativo com a temporada anterior.

Sobre o autor

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.