INÍCIO AGRICULTURA Soja

Soja fecha a semana em forte queda no mercado futuro na CBOT

A cotação de maio/23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em queda de 1,90%,ou $ 27,25 cents/bushel a $ 1404,25
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 01/09/2022

O contrato de soja para setembro/22 fechou em nova forte queda de 2,34% ou $ 35,25cents/bushel a $ 1472,25. A cotação de maio/23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em queda de 1,90%,ou $ 27,25 cents/bushel a $ 1404,25. O contrato de farelo de soja para setembro fechou em queda de 1,68% ou $2,2/ton curta a $ 451,2 e o contrato de óleo de soja para setembro fechou em queda de 6,01% ou $ 4,37 libra-peso a $ 68,37.

Entre as causas da queda de hoje está o aprofundamento do mercado nas quedas, em um contexto de boas projeções de produção para os EUA e medo do lado da demanda. Um novo processo de elevação das taxas de juros foi descontado. A economia mundial poderia entrar em recessão e teria um impacto negativo na demanda/consumo de energia e alimentos. O petróleo caiu e o dólar se fortaleceu acentuadamente em relação a outras moedas mundiais.

CRUSH MARGIN DA BOLSAO CME Synthetic Soy Crush tende a subir durante a liquidação da soja. Setembro foi cotado a US$ 2,96 1/4 por bushel, com o spread de esmagamento de dezembro em US$ 2,21 ¼.
*OVA VENDA DE SOJA PARA A CHINAO USDA anunciou uma venda privada de soja de 396 mil toneladas esta manhã para desconhecidos. O USDA anunciou que os dados semanais regulares de vendas de exportação estarão indisponíveis até 15 de setembro e voltarão ao sistema de relatórios legado até que o novo sistema seja suficiente.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MERCADO DE ÓLEOS VEGETAISA Índia vai estender o imposto de importação até março, mais uma notícia ruim para o balanço global. A produção de óleo de palma está aumentando e os estoques na Indonésia estão enormes. No Brasil os prêmios do óleo de soja continuam afundando. A demanda por biodiesel está morta. O jeito é mandar para a exportação. A China está esmagando mais soja e mais canola do Canadá. Logo a China verá seus estoques de óleos crescer. A Índia está com estoques de mais de 2 milhões de toneladas de óleos, em sua maioria óleo de palma. Isso equivale a mais ou menos dois meses de importação. O mercado não está saturado de óleo, mas parece que o menor crescimento global, reduções dos mandatórios de biodiesel na Europa e os lockdowns na China fizeram seu trabalho.
VENTOS BAIXISTA PARA A SOJAAo contrário dos números altistas do milho, as chuvas de agosto aumentaram o rendimento de grãos do Pro Farmer para 51,7 (USDA – 51,9) – estabelecendo o complexo de soja como o componente de baixa do complexo de grãos. Além disso, o rating gd/ex safra segunda ficou inalterado em 57%, enquanto o mercado esperava mais baixo. Esse rendimento pode se traduzir em uma safra recorde nos EUA! Além disso, as preocupações macro estão pesando na soja! Na sexta-feira passada, o presidente do Fed, Jerome Powell, emitiu alguns comentários bastante agressivos - dizendo que atacaria agressivamente a inflação mais alta em 40 anos continuando a aumentar os IRs - independentemente do desconforto de curto prazo! Isso forçou uma queda acentuada de 1500 pontos em 3 dias no DJI! Um negativo para todos os mercados! Além disso, o dólar americano atingiu uma alta de 20 anos – e a colheita está chegando! Portanto, há ventos contrários substanciais voltados para o mercado de soja daqui para frente!

Sobre o autor

Analista Senior de Mercados Agroeconômicos da T&F Consultoria, consultor, palestrante e professor pioneiro em cursos de comercialização de grãos no Brasil. Ministrou o primeiro Curso de Comercialização de Soja no Brasil em 1976, além de ministrar o primeiro curso aberto sobre o tema (1979) e também sou pioneiro em ministrar o primeiro Curso de Comercialização de Grãos com duração de 12 meses (2020) no Brasil. Possui em seu currículo mais de 300 cursos e palestras realizados para empresas, universidades, congressos e dias de campo no Brasil e no Exterior (EUA, França, Paraguai, Bolívia e Argentina). Especialsita em operação de mercados futuros (trigo em Chicago e Matba; milho na B3 e Soja em Chicago), além de dólar na B3. É editor-chefe de boletins diários de açúcar, milho, soja e trigo, além de realizar estudos de planejamento da comercialização anual para agricultores e empresas e consultoria para viagens técnicas internacionais.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.