INÍCIO AGRICULTURA Soja

Semeadura da soja no Rio Grande do Sul chega a 94%

De modo geral, o estande das lavouras implantadas a partir do início de dezembro é superior ao observado nas lavouras de novembro, resultando em menos necessidade de replantes
Imagem do autor

Publicado em 02/01/2024

A área semeada com soja no Rio Grande do Sul entra na reta final, com o plantio totalizando94%. Os dados sáo do último levantamento da Emater/Ascar-RS. No Alto Uruguai e Planalto, a operação chegou à conclusão e, no Planalto Médio e Noroeste, aproxima-se do término. A região com maior defasagem é a Campanha, onde a recorrência de chuvas foi mais significativa, prejudicando principalmente as operações em terras baixas.

O desenvolvimento das lavouras, é positivo. De forma geral, a fase da floração alcança 3%, e o restante da área está em desenvolvimento vegetativo e/ou germinação. De modo geral, o estande das lavouras implantadas a partir do início de dezembro é superior ao observado nas lavouras de novembro, resultando em menos necessidade de replantes. As áreas estabelecidas no final de outubro apresentam entrelinhas fechadas, e vários produtores optaram pela primeira aplicação de fungicida para a proteção contra ferrugem asiática e outras doenças, como mancha-parda e cercosporiose, além da aplicação de inseticidas contra lagartas.

No município de Bagé, 80% das lavouras foram plantadas; em Aceguá, 85%; e em Lavras do Sul e Caçapava do Sul, 90%. Alguns produtores realizaram o controle de ervas daninhas. Na Fronteira Oeste, em Maçambará, o plantio atinge 85% da área estimada.
O plantio em São Borja está praticamente finalizado, predominando lavouras bem estabelecidas, tanto da primeira época de semeadura quanto das áreas de dezembro. O clima do período, com chuvas pontuais de baixo volume, favoreceu o desenvolvimento das plantas, e a entrada dos pulverizadores nas lavouras para aplicações de herbicidas ocorreu sem maiores restrições.

Em São Gabriel, o plantio atinge 98% e, de maneira geral, foi bem-sucedido até o momento, com baixo índice de replantes. Os produtores enfrentam infestação de buva e, em algumas áreas, é observada a infestação de losna, uma invasora de manejo extremamente complexo após a emergência da soja.
Em Caxias do Sul, a semeadura avançou rapidamente e ultrapassa 90% do projetado para a safra. No entanto, uma parte significativa do plantio foi realizada tardiamente, o que pode reduzir o potencial produtivo. As lavouras apresentam boa germinação, excetuando-se as áreas baixas sujeitas a alagamentos. O desenvolvimento inicial é considerado satisfatório. Em Erechim, a baixa ocorrência de chuvas permitiu o encerramento do plantio. Da área plantada, 70% encontra-se em estágio vegetativo, e 30% estão em fase de germinação. Observa-se um aumento na incidência de doenças, como ferrugens, devido ao excesso de chuvas e à umidade, alternados a períodos de grande insolação.

Em Frederico Westphalen, cerca de 95% da área está implantada; 90% encontra-se em fase vegetativa; e 10% em floração. O restante será semeado sobre a resteva de milho no início de janeiro.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.