Semana inicia com forte alta nos contratos futuros de soja na CBOT
Além do cenário global mais favorável, o mercado é suportado pelo tempo quente e seco em extensas áreas do Meio Oeste norte-americano
A semana começa com forte alta nos contratos futuros negociados com soja em Chicago – mais 40 cents, a U$ 14,00/agosto. Na semana passada houve queda de quase 4%. Além do cenário global mais favorável, o mercado é suportado pelo tempo quente e seco em extensas áreas do Meio Oeste, onde as lavouras estão entrando na fase mais crítica de sua evolução – floração e formação de vagens.
– A principal variável para definição dos preços é a evolução do clima no Meio Oeste. Depois da quebra de safra na América do Sul, notadamente no Brasil, os preços ficaram muito sensíveis a qualquer transtorno que implique em novos cortes na oferta mundial. Logo mais no fim da tarde de hoje, o USDA irá atualizar as condições das lavouras. Na última semana, 62% das áreas eram tidas como boas/excelentes. Os participantes esperam uma nova redução neste índice.
– O mercado doméstico vive a expectativa de retomada das altas de preço em resposta aos ganhos externos. Por outro lado, a tendência é de poucos negócios diante da expectativa em relação ao desemprenho da safra norte-americana. Dificuldades com o clima podem promover rallies de preços até fins de agosto/início de setembro.
– Prêmios no spot são cotados na faixa de 145 /155. Indicações de compra entre R$ 183,00/184,00 no oeste do estado; entre R$ 194,00/196,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local de embarque.