Safra de soja do Paraná deve alcançar 21,96 milhões de toneladas
Deral mantém estimativa praticamente estável e destaca bom desenvolvimento das lavouras de soja e milho no Estado
Boas condições climáticas mantêm expectativa positiva para a safra 2025/26. Foto: Canva
O Departamento de Economia Rural (Deral) projeta que a safra de soja do Paraná alcance 21,96 milhões de toneladas na temporada 2025/26. O volume praticamente repete a estimativa anterior, de 21,94 milhões de toneladas, segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (30).
O órgão estadual também revisou para cima a projeção da primeira safra de milho, agora estimada em 3,46 milhões de toneladas, ante os 3,4 milhões calculados no mês passado. De acordo com o especialista do Deral, Edmar Gervásio, as duas culturas apresentam bom desenvolvimento.
“As chuvas têm sido regulares em todo o Estado, o que favorece o avanço das lavouras. O plantio da soja já atingiu cerca de 70%, enquanto o milho está praticamente concluído. No sul do Paraná, a semeadura da soja deve terminar nos próximos 15 dias”, afirmou Gervásio.
O trigo também registra bons resultados. O Deral elevou a estimativa de produção para 2,75 milhões de toneladas, acima dos 2,68 milhões previstos anteriormente. O agrônomo Carlos Hugo Godinho explicou que o ajuste reflete a produtividade acima do esperado.
“A colheita já cobre 83% da área cultivada e deve manter esse desempenho até o fim do ciclo, desde que não ocorram chuvas fortes que prejudiquem o trabalho no campo”, ressaltou Godinho.




