INÍCIO AGRICULTURA Soja

Piora nas lavouras dos EUA impulsiona cotação do soja nesta terça

No fim da tarde de ontem, o USDA informou que 65% das lavouras de soja se encontram em boas/excelentes condições, queda de três pontos percentuais em relação à semana passada. Na mesma época do ano passado o índice era de 60%
Camilo Motter
- Especial para Rural News
Publicado em 28/06/2022

Os Contratos negociados com soja nos futuros de Chicago operam em alta nesta terça-feira, mais 17 cents, a U$ 16,48/julho, dando sequência aos ganhos apurados na sessão anterior e repercutindo a piora na condição das lavouras dos EUA, bem como o retorno dos investidores na ponta compradora.
– No fim da tarde de ontem, o USDA informou que 65% das lavouras de soja se encontram em boas/excelentes condições, queda de três pontos percentuais em relação à semana passada. Na mesma época do ano passado o índice era de 60%. As áreas tidas como ruins/péssimas perfazem 8%, ante 6% da semana passada e 9% de um ano atrás.


– Com 98%, o plantio está praticamente finalizado. Houve progresso de quatro pontos na semana. A média histórica é 97%.


– O mercado também se posiciona para receber dois importantes relatórios nesta quinta-feira, dia 30, que serão apresentados pelo USDA. O primeiro se refere aos dados finais de área semeada. O mercado avalia que foram semeados 36,6 milhões de hectares com soja na atual safra norte-americana. Isto representa aumento de 3,7% sobre os 35,29MH plantados no ano passado. Em março, na primeira intenção de plantio, a área era prevista em 36,83MH.


– O outro relatório deste dia 30 se refere aos estoques trimestrais (último trimestre do ano agrícola). O mercado espera estoques em solo norte-americano, em primeiro de junho, de 26,1MT, um aumento expressivo, de 25% sobre as 20,9MT de primeiro de junho do ano passado.


– Apesar de certa melhora nas indicações de compra, o mercado interno deverá seguir em ritmo lento. As preocupações estão voltadas para a colheita da safrinha de milho; ao mesmo tempo, os participantes acompanham a evolução das lavouras norte-americanas na expectativa de algum rally climático.


– Prêmios no spot são cotados na faixa de 150 /160. Aparentemente os prêmios estão mais sólidos; porém é importante notar que a fixação do preço spot passa a tomar como base a cotação sobre agosto ou setembro, que está cerca de U$ 1,00 por bushel mais baixa no comparativo com a cotação sobre julho (que vai saindo de cena).


– Indicações de compra entre R$ 186,00/188,00 no oeste do estado; entre R$ 195,00/197,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local de embarque.

Sobre o autor Camilo Motter

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.