- O mercado de soja segue monitorando o clima no Meio Oeste dos EUA, onde extensas áreas foram afetadas por baixo volume de chuvas e por temperaturas elevadas. É consenso de que haverá perdas de produtividade; as especulações, porém, giram em torno do tamanho destas perdas.
- As projeções iniciais indicavam a produção da safra norte-americana entre 122,0MT/123,0MT. Depois de cortes na extensão semeada e reavaliação dos índices de produtividade, o último relatório do USDA veio com 114,5MT. O Crop Tour, realizado na semana passada avaliou a produção em 111,85MT.
- De acordo com levantamento do USDA, As lavouras estão na fase crítica para determinação da produtividade. Todas as áreas já passaram pela fase de floração; 91% estão em formação de vagens e 5% entraram em maturação.
- Internamente, os preços se mantêm relativamente firmes. De qualquer maneira, o volume de negócios é baixo, com baixo interesse em vendas.
- Os produtores seguem avaliando a possibilidade de melhores preços no período de entressafra e monitorando as condições climáticas nos campos do Meio Oeste nesta fase final de evolução das lavouras. Prêmios são negociados nos portos brasileiros, no mercado spot, na faixa 45/70 cents positivos; para outubro, entre 50/80.