INÍCIO AGRICULTURA Soja

Contratos de soja abrem o dia com valorização

Mercado aguarda o final deste mês, quando será apresentado o relatório de intenção de plantio
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 12/03/2024

Os contratos negociados com soja nos futuros de Chicago chegam ao intervalo desta manhã de terça-feira com alta de 3 cents, a U$ 11,82/maio. Ontem, houve retração entre 3 e 5 cents nos primeiros vencimentos.

Os principais fundamentos continuam em vigor: intensificação da colheita da safra sul-americana. Apesar de irregularidades climáticas, a tendência é que, no cômputo final, Brasil, Argentina e Paraguai entreguem uma safra maior do que aquela do ano passado.
Principais fundamentos continuam em vigor: intensificação da colheita da safra sul-americana
Principais fundamentos continuam em vigor: intensificação da colheita da safra sul-americana

Outro ponto é o atraso das exportações dos EUA. Como ocorre todos os anos, a partir de fevereiro/março, a demanda internacional tende a se voltar crescentemente para a América do Sul em detrimento do produto norte-americano – que, inclusive, está mais caro. Também, o mercado aguarda o final deste mês, quando será apresentado o relatório de intenção de plantio. A relação de preços entre soja e milho indica aumento da área da oleaginosa.
A Conab divulgou o 6º levantamento de safra, promovendo um novo corte na colheita de soja, para 146,9MT, ante 149,4MT do mês passado. No ano passado foram colhidas 154,6MT. A área semeada ficou em 45,2MH, alta de 2,5% em relação ao ciclo anterior.

A Companhia estima as exportações de soja em 92,3MT, ante 101,9MT do último ciclo. O esmagamento interno deve alcançar 55,9MT, com produção de 40,2MT de farelo e 10,6Mt de óleo.No Brasil, a comercialização da safra de soja chega a 36,6%, contra 35,4% do mesmo ponto do ano passado e média histórica de 50,1%. O levantamento é da consultoria Safras Mercado, que estima a colheita em 149,1MT.
No Mato Grosso, segundo o IMEA, a comercialização alcança 46,3%, ante 52,3% da mesma data do ano anterior.

As exportações brasileiras de soja somam até aqui, em março, 3,64MT. A expectativa é chegar a 11,0MT ao final do mês. Em todo o mês de março do ano passado foram 13,2MT. Os dados são da Secex.Os prêmios nos portos são indicados, no mercado spot, na faixa entre -40/-20. Indicações de compra no oeste do Paraná entre R$ 115,00/117,00 e em Paranaguá na faixa de R$ 124,00/125,00 – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.



Sobre o autor

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.