INÍCIO AGRICULTURA Soja

Condições favoráveis das lavouras nos EUA fazem soja recuar na CBOT

Retrocessos nos subprodutos condicionaram o grão e, além disso, as previsões favoráveis ​​para o progresso da colheita adicionaram um sentimento de baixa
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 27/09/2022

A cotação da soja recuou novamente por pressão dos subprodutos e condições favoráveis das lavouras nesta terça-feira, na Bolsa de Chicago (CBOT). Retrocessos nos subprodutos condicionaram o grão. Além disso, as previsões favoráveis ​​para o progresso da colheita adicionaram um sentimento de baixa. Os dados atuais de progresso da colheita mostram um pequeno atraso. Segundo dados oficiais, a obra atinge 8% da superfície vs. 11% esperados e 13% média histórica.

Assim, o contrato de soja para novembro22 fechou em nova queda de 0,59% ou $ 2,75 cents/bushel a $ 1408,50. A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em queda de 0,07%, ou $ 1,0 cents/bushel a $ 1420,75.enbsp; O contrato de farelo de soja para outubro fechou em queda de 1,39% ou $ 6,0/ton curta a $ 426,6 e o contrato de óleo de soja para outubro fechou em queda de 0,56% ou $ 0,37 libra-peso a $ 65,74.


CLIMA EUAO QPF-Quantitative Precipitation Forecast atualizado de 7 dias da NOAA mostra um pouco de chuva em Wyoming e MT caindo para W. NE – 1/4 – 1” acumulado. Além disso e das fortes chuvas do furacão Ian ao longo da costa sudeste, espera-se que a maior parte do país e o próprio coração estejam secos, proporcionando um excelente clima de colheita de feijão.


LAVOURAS AMERICANASOs dados de Progresso da Cultura do NASS mostraram que 63% da safra nacional de soja deixou cair as folhas em 25/09. Isso é 2% pontos atrás do ritmo médio. A colheita avançou 5% pontos ao longo da semana para 8% nacionalmente, em comparação com 13% em média. Em Illinois, apenas 2% dos campos de soja foram colhidos, com um ano médio chegando a 1/10 terminado em 25/09. As condições da soja foram inalteradas nacionalmente – ainda 55% boas/ex e 344 no índice brugler500. Em KS, as classificações melhoraram 13 pontos no Brugler500 para 266, onde Dakota do Norte e Louisiania caíram 11 e 15 pontos para 348 e 254, respectivamente. Wisconsin, Minnesota e Illinois ainda detêm a soja com classificação mais alta, com Louisiana, Kansas e Nebraska lutando.

BRASIL-PLANTIO DE SOJAUma consultoria privada brasileira estimou que 2% da safra brasileira de soja 22/23 foi plantada em 26/9. Outra, estimou que 1,5% estava no solo. Esses se comparam ao ritmo médio de 0,8%, com o Paraná bem acima do normal. Por outro lado, uma terceira estimou a produção brasileira de soja da safra 22/23 em151,24 milhões de tonelada, crescimento de 20,4% sobre a safra anterior.

PRÉ-RELATÓRIO DE ESTOQUES DE 30/9O palpite médio comercial para o transporte de soja 21/22 é de 243 mbu. O NASS divulgará sua contagem na sexta-feira – a estimativa WASDE de setembro do USDA foi de 240 mbu. A gama completa de estimativas pré-relatório é de 215 a 275 mbu, de acordo com uma pesquisa da Bloomberg, e as ações do ano passado foram de 257 mbu.

Sobre o autor

Analista Senior de Mercados Agroeconômicos da T&F Consultoria, consultor, palestrante e professor pioneiro em cursos de comercialização de grãos no Brasil. Ministrou o primeiro Curso de Comercialização de Soja no Brasil em 1976, além de ministrar o primeiro curso aberto sobre o tema (1979) e também sou pioneiro em ministrar o primeiro Curso de Comercialização de Grãos com duração de 12 meses (2020) no Brasil. Possui em seu currículo mais de 300 cursos e palestras realizados para empresas, universidades, congressos e dias de campo no Brasil e no Exterior (EUA, França, Paraguai, Bolívia e Argentina). Especialsita em operação de mercados futuros (trigo em Chicago e Matba; milho na B3 e Soja em Chicago), além de dólar na B3. É editor-chefe de boletins diários de açúcar, milho, soja e trigo, além de realizar estudos de planejamento da comercialização anual para agricultores e empresas e consultoria para viagens técnicas internacionais.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.