INÍCIO AGRICULTURA Soja

Conab: plantio da safra de soja 22/23 já atingiu 11% da área estimada

Os dados foram divulgados em levantamento semanal de progresso de safra. Em Mato Grosso, principal Estado produtor de soja, as chuvas ocorridas favoreceram o avanço do plantio que já alcança 22,2% da área
Imagem do autor

Publicado em 11/10/2022

O plantio da safra brasileira de soja 2022/23 atingiu 11% da área estimada até sábado passado (8), informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em levantamento semanal de progresso de safra. Em Mato Grosso, principal Estado produtor, "as chuvas ocorridas favoreceram o avanço do plantio que já alcança 22,2% da área. No nordeste do estado, houve redução no ritmo da semeadura por causa do déficit hídrico". No Paraná, a semeadura avançou em virtude do tempo menos chuvoso durante a semana. As baixas temperaturas atrasaram a emergência e o desenvolvimento inicial das lavouras.

Em Mato Grosso do Sul, a semeadura avançou, mas as precipitações frequentes no Centro-Sul e a falta delas no Centro-Norte suspenderam parcialmente o plantio. Em São Paulo, as chuvas frequentes atrapalharam o plantio, que está atrasado em relação ao da safra passada. Na Bahia, o plantio teve seu início apenas em áreas irrigadas. A Abiove informou, ainda, que a receita projetada com exportações de todo o complexo soja em 2022 foi mantida em aproximadamente US$ 58 bilhões. (AE).

ESMAGAMENTO CAI 9% Processamento Jan-Ago- O Brasil processou 29,096 milhões de toneladas de janeiro a agosto de 2022, volume 9% inferior aos 31,963 milhões de toneladas esmagadas em igual período do ano passado, segundo informações divulgadas nesta manhã pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). A entidade representa aproximadamente 85% do esmagamento no País. Conforme a Abiove, o movimento de queda ao longo do ano é sazonal e ocorre em virtude da gradual redução da oferta do grão, tendo em vista que boa parte da soja já foi exportada ou vendida no mercado interno.
Processamento anual - Apesar do recuo, a Abiove elevou sua estimativa de processamento em 2022, para 49 milhões de toneladas, ante 48,900 milhões projetadas em setembro. O ajuste decorre da perspectiva de maior produção de soja neste ano, de 127 milhões de toneladas pelos cálculos da Abiove, 100 mil toneladas acima dos 126,900 milhões esperados em setembro.

IMPORTAÇÕES A Abiove também revisou para cima sua previsão de importação de soja do País, de 350 mil toneladas projetadas em setembro para 500 mil toneladas agora. Com isso, a estimativa de estoque final de soja no Brasil em 2022 aumentou 4,4%, para 3,595 milhões de toneladas. A Abiove informou que as compras líquidas (compras menos vendas) de soja nos oito primeiros meses do ano aumentaram 4,9% ante o intervalo correspondente de 2021, atingindo 37,132 milhões de toneladas. No mês de agosto, especificamente, o processamento de soja, de 3,863 milhões de toneladas, cresceu 13,1% na comparação com agosto do ano anterior, conforme a entidade.
As exportações de soja em grão entre janeiro e setembro deste ano somaram 70,8 milhões de toneladas, queda de 8,8% em relação ao período equivalente de 2021. Já os embarques dos produtos derivados do grão aumentaram. No caso do farelo, foram 24% maiores, atingindo 16 milhões de toneladas. As vendas externas de óleo de soja cresceram 65%, chegando a 1,9 milhão de toneladas, ante 1,2 milhão de toneladas exportadas de janeiro a setembro do ano passado.

PROJEÇÕESAlém das estimativas de processamento, produção e estoque final de soja em 2022, a Abiove também alterou projeções referentes aos derivados do grão. A perspectiva de maior processamento levou a um ajuste, para cima, da estimativa de produção de farelo, de 37,400 milhões para 37,500 milhões de toneladas. O estoque final do derivado, assim, deve aumentar 4,1%, em 100 mil toneladas, para 2,551 milhões de toneladas.

ÓLEO DE SOJAQuanto ao óleo de soja, a associação aumentou em 2,3% sua previsão de exportação, de 2,1 milhões para 2,2 milhões de toneladas. Com isso, o estoque final do óleo deve ser 10,6% menor do que a estimativa de setembro, totalizando 422 mil toneladas.enbsp;

O Mato Grosso é o principal Estado produtor de soja do Brasil

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.