Representantes de associações de produtores rurais, integrantes das câmaras setoriais de milho e sorgo e da Cadeia Produtiva da Soja debateram as condições da safra de grãos do Brasil, nesta terça-feira (30), no Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília (DF).
Dados de regiões produtoras, como o Centro-Oeste e o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) mostram prejuízos com a estiagem, enquanto que o Rio Grande do Sul mantém previsão de produção maior que a da safra passada, conforme levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
O secretário de Política Agrícola, Neri Geller, disse que o Mapa acompanha a situação das safras e trabalha na elaboração de auxílio a produtores.
Nesta semana, Geller recebeu um pedido de liberação de R$ 500 milhões do Tesouro Nacional, feito pela Aprosoja-MT, para rolagem de dívidas bancárias de produtores que foram obrigados, por exemplo, a replantar sementes de soja devido à estiagem no Mato Grosso.
“Temos a oportunidade de fazer aqui nesta Câmara a ponte com o governo federal. O diálogo está aberto”, comentou o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, André Dobashi, vice-presidente da Aprosoja de Mato Grosso do Sul.
A próxima reunião da Câmara Setorial da Soja está prevista para o dia 27 de fevereiro.