Soja 30/08/2022

Boa performance das lavouras americanas pressionam soja

Ao contrário do que aconteceu na semana passada, onde houve ganhos para a soja, desde segunda-feira as perdas se acumulam em mais de 40 cents

Camilo Motter

Os contratos negociados com soja em Chicago operam novamente em queda nesta manhã de terça-feira, menos 24 cents, a U$ 14,13/novembro. Em contraposição aos ganhos da semana passada, desde ontem as perdas se acumulam em mais de 40 cents. – A pressão sobre os preços é atribuída à boa performance das lavouras norte-americanas. Primeiramente, ainda no fim da tarde da última sexta-feira, a Profarmer divulgou o resultado do Crop Tour, estimando a safra de soja em 123,4MT, um número ligeiramente acima da previsão do USDA.
– Outro ponto que corrobora a perspectiva de uma safra cheia é o relatório de progresso de safra apresentado pelo USDA no fim da tarde de ontem. As áreas tidas como boas/excelentes seguem em 57%, mesmo índice da semana passada. Na mesma semana de 2021, o índice era de 56%. Se tudo continuar neste padrão, os EUA caminham para obter um novo recorde histórico e, portanto, um dado importante que vai pesar na formação dos preços.
– Ainda, de acordo com o USDA, 91% das áreas entraram em formação de vagens, ante 92% da mesma época do ano passado, e 4% estão na fase de maturação, ante 8% de um ano atrás.
– As atenções também começam a se voltar para a América do Sul, notadamente para o Brasil, onde, dentro de duas semanas, começa o plantio da nova safra. Depois de sérios transtornos climáticos nas últimas estações, o monitoramento e acompanhamento do regime de chuvas é o ponto central da nova temporada – e, novamente, será fator determinante para o futuro das cotações.
– Mercado interno se mantém retraído, com pressão externa e também da taxa de câmbio. Com indicações mais contidas, o interesse de venda permanece restrito. De maneira geral, as atenções ainda se concentram na fase final de evolução da safra norte-americana. Alta expressiva dos preços dos fretes segue limitando a formação do preço de interior.
– Além da expectativa sobre o clima na fase final de evolução da safra dos EUA, as apostas de preço incluem também o ritmo e as condições climáticas durante a fase de plantio e desenvolvimento da safra brasileira e argentina. Prêmios no spot são indicados na faixa de 250/270. – Indicações de compra entre R$ 176,00/178,00 no oeste do estado; entre R$ 184,00/186,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local de embarque.

TAGS: notícias agrícolas - portal rural news - notícias do agronegócio - portal de notícias - agro o tempo todo - ruralnews - ruralnewsbr