INÍCIO AGRICULTURA Soja

Boa performance das lavouras americanas pressionam soja

Ao contrário do que aconteceu na semana passada, onde houve ganhos para a soja, desde segunda-feira as perdas se acumulam em mais de 40 cents
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 30/08/2022

Os contratos negociados com soja em Chicago operam novamente em queda nesta manhã de terça-feira, menos 24 cents, a U$ 14,13/novembro. Em contraposição aos ganhos da semana passada, desde ontem as perdas se acumulam em mais de 40 cents.

– A pressão sobre os preços é atribuída à boa performance das lavouras norte-americanas. Primeiramente, ainda no fim da tarde da última sexta-feira, a Profarmer divulgou o resultado do Crop Tour, estimando a safra de soja em 123,4MT, um número ligeiramente acima da previsão do USDA.

– Outro ponto que corrobora a perspectiva de uma safra cheia é o relatório de progresso de safra apresentado pelo USDA no fim da tarde de ontem. As áreas tidas como boas/excelentes seguem em 57%, mesmo índice da semana passada. Na mesma semana de 2021, o índice era de 56%. Se tudo continuar neste padrão, os EUA caminham para obter um novo recorde histórico e, portanto, um dado importante que vai pesar na formação dos preços.
– Ainda, de acordo com o USDA, 91% das áreas entraram em formação de vagens, ante 92% da mesma época do ano passado, e 4% estão na fase de maturação, ante 8% de um ano atrás.

– As atenções também começam a se voltar para a América do Sul, notadamente para o Brasil, onde, dentro de duas semanas, começa o plantio da nova safra. Depois de sérios transtornos climáticos nas últimas estações, o monitoramento e acompanhamento do regime de chuvas é o ponto central da nova temporada – e, novamente, será fator determinante para o futuro das cotações.
– Mercado interno se mantém retraído, com pressão externa e também da taxa de câmbio. Com indicações mais contidas, o interesse de venda permanece restrito. De maneira geral, as atenções ainda se concentram na fase final de evolução da safra norte-americana. Alta expressiva dos preços dos fretes segue limitando a formação do preço de interior.

– Além da expectativa sobre o clima na fase final de evolução da safra dos EUA, as apostas de preço incluem também o ritmo e as condições climáticas durante a fase de plantio e desenvolvimento da safra brasileira e argentina. Prêmios no spot são indicados na faixa de 250/270.

– Indicações de compra entre R$ 176,00/178,00 no oeste do estado; entre R$ 184,00/186,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local de embarque.

Sobre o autor

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.