Associação Produtores de Algodão conseguem liberação para plantar soja durante o vazio sanitário no MT
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizou o cultivo excepcional de soja no Estado, atendendo a solicitação da AMP (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão)
A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) solicitou no dia 11/08 ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorização de cultivo excepcional de soja em Mato Grosso a partir de 01 de setembro de 2023. A data coincide ainda com o período de vazio sanitário e do calendário de semeadura para a próxima safra 2023/2024.
E o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio do Ofício nº 186/2023/DSV/SDA/MAPA datado de 16/08/2023, atendeu a solicitação, manifestou concordância com a autorização. No mesmo ofício, o MAPA orienta a avaliação conjunta entre o setor produtivo e as instituições oficiais de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso com relação à antecipação do período de vazio sanitário e, consequentemente, do calendário de semeadura de soja no estado de Mato Grosso a partir das próximas safras.
O calendário de semeadura no Brasil para a safra 2023/24 causou polêmica este ano, quando foi divulgado. Muitas entidades representativas do agronegócio não concordaram com as novas datas definidas pelo MAPA. Muitos Estados pediram revisão sobre os prazos ao Ministério.