INÍCIO AGRICULTURA Soja

Argentina revisa a sua política cambial especial para a soja

O banco central da Argentina está ajustando sua política, com relatórios citando 200 pesos/dólar para a taxa especial de soja bloqueada, 144 pesos/dólar oficialmente e 285 pesos/dólar nas ruas
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 21/09/2022

As políticas cambiais na Argentina estão sendo revisadas depois que a taxa fixa especial de soja inspirou fortes vendas de +9,6 MT em volume negociado. O excesso de dólares foi então usado para criar uma arbitragem e um mercado negro para a taxa de câmbio dólar/peso. O banco central da Argentina está ajustando sua política, com relatórios citando 200 pesos/dólar para a taxa especial de soja bloqueada, 144 pesos/dólar oficialmente e 285 pesos/dólar nas ruas. Durante as principais vendas de soja, a China registrou 3-3,75 MT de soja argentina.RECORDE DE VENDASO boom nas vendas de soja acumulava até domingo, 18, cerca de 9.043.038 toneladas. Os dados foram fornecidos pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires, que também detalhou que desse número, cerca de "6,2 milhões de toneladas correspondem a operações que foram organizadas após a medida e os 2,8 milhões restantes correspondem às operações que foram fixadas após o programa, mas eles foram arranjados antes do seu início”. O Programa, que está sendo revisado, deveria durar até ao dia 30 do corrente ano, período em que o sector privado prometeu liquidar os subprodutos da oleaginosa por um valor de pelo menos 5.000 milhões de dólares.

Sobre o autor

Analista Senior de Mercados Agroeconômicos da T&F Consultoria, consultor, palestrante e professor pioneiro em cursos de comercialização de grãos no Brasil. Ministrou o primeiro Curso de Comercialização de Soja no Brasil em 1976, além de ministrar o primeiro curso aberto sobre o tema (1979) e também sou pioneiro em ministrar o primeiro Curso de Comercialização de Grãos com duração de 12 meses (2020) no Brasil. Possui em seu currículo mais de 300 cursos e palestras realizados para empresas, universidades, congressos e dias de campo no Brasil e no Exterior (EUA, França, Paraguai, Bolívia e Argentina). Especialsita em operação de mercados futuros (trigo em Chicago e Matba; milho na B3 e Soja em Chicago), além de dólar na B3. É editor-chefe de boletins diários de açúcar, milho, soja e trigo, além de realizar estudos de planejamento da comercialização anual para agricultores e empresas e consultoria para viagens técnicas internacionais.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.