No último mês, a conversa sobre a qualidade da alimentação tem ganhado destaque em diversos estudos e notícias. O que está em pauta é a composição dos alimentos e falta de transparência da indústria alimentar com o consumidor. O movimento tem levado as pessoas a refletirem sobre o tema e sobre o futuro da alimentação no Brasil e no mundo.
Para impulsionar ainda mais essa onda, a foodtech Liv Up, que nasceu com o propósito de conectar as pessoas com a comida boa de verdade e com objetivo de construir um sistema alimentar mais inteligente e eficiente, convidou César Costa, chef e empresário - reconhecido por sua atuação junto à agricultura orgânica e sustentabilidade no ramo da gastronomia, para ir para às ruas questionar o modelo convencional. A ideia é convidar toda a indústria de alimentos artificiais e ultraprocessados a repensar seu modelo de atuação, enquanto propõe uma nova forma de atuar para o sistema tradicional da indústria de alimentação no Brasil, tema no qual tanto a foodtech como o chef já são engajados.
Com uma placa, em frente à ponte Estaiada, César reforçou alguns de seus questionamentos através da frase "Orgânico é caro ou você anda comprando no mercado errado" Assim como ele, outros nomes formadores de opinião e engajados na causa como João Pedrosa (ex-BBB e professor de geografia), a influenciadora digital Luisa Motta e também a professora de yoga Julianne Dias, estiveram em outros pontos importantes da cidade, levantando placas e reforçando a voz do movimento.
Além disso, a ação também contou com uma guerrilha, com projeções realizadas pelo coletivo @projetemos, pela cidade. As frases tanto das placas como das projeções, chamam atenção para alguns pontos críticos de um sistema de cadeia longa que onera o consumidor e aumenta o desperdício - cerca de 30% de toda comida produzida é desperdiçada. E também alertam sobre a transparência da indústria que por anos priorizou alimentos pobres nutricionalmente para otimizar produtividade, o que é prejudicial para a saúde e bem-estar das pessoas.
O engajamento de pessoas importantes e reconhecidas na ação, como o próprio Chef e João Pedrosa, vêm para dar visibilidade e aumentar o alcance da necessária reflexão para todo o sistema. Já as projeções, uma ação de guerrilha em parceria com o coletivo @projetemos, conhecido por levar manifestações importantes em forma de projeção por todo o Brasil, deram o tom de uma manifestação coletiva e para a reflexão e mudança de todos. A ação é um convite para que diferentes elos do setor de alimentos no Brasil adiram a um modelo mais sustentável, com menos desperdício e mais impacto positivo no individual e no coletivo.
"A venda de orgânicos nos grandes varejistas é muito pequena, o preço muitas vezes não é muito acessível, o que distancia o consumidor. Acredito que podem existir maneiras mais simples e diretas de trazer o alimento pro dia a dia, para nossa mesa, e que através disso conseguimos apoiar uma cadeia mais justa. Às vezes, no grande varejo, não conseguimos ter a percepção de onde vem aquele alimento. É só um rótulo. Mas na experiência do orgânico como um todo você sabe de onde vem a sua comida, para onde vai o seu dinheiro e que quem planta aquele produto vai ser remunerado de forma justa pelo seu trabalho ``. afirma César.
Para promover a mudança e criar um novo sistema mais eficiente e inteligente no setor de alimentação, é importante refletir sobre o que existe hoje, incentivar novos modelos, questionar o que já não funciona mais e abrir espaço para o novo. A Liv Up tem inovado e disruptado a indústria de alimentação, comprovando que é possível fazer diferente e gerar valor para todos. Por isso, tem atuado cada vez com mais pessoas que compartilhem desse propósito para promover essa mudança em toda a cadeia "Estamos vivendo um momento de transição, de se criar consciência do alimento O que é que eu coloco no meu corpo? Isso faz bem para mim? Faz bem para o planeta? Faz bem para quem planta? É o momento da gente entender a cadeia e usar ela a nosso favor" complementa o Chef.
Sobre a Liv Up
A Liv Up é uma foodtech brasileira de alimentação saudável presente em mais de 50 cidades de todo Brasil. Há 5 anos no mercado, a empresa possui atualmente mais de 600 funcionários e uma área produtiva de 10 mil metros quadrados. A base de sua produção é orgânica e familiar e conta hoje com cerca de 40 produtores parceiros, de quem a empresa compra mais de 100 toneladas de orgânicos todos os meses. A empresa oferece um mercado online com ingredientes direto do campo para quem quer cozinhar ou incrementar a comida do dia a dia, refeições ultracongeladas para quem quer comida pronta em poucos minutos e delivery de saladas e pizzas para consumo imediato, entregando praticidade, sabor, saudabilidade e sustentabilidade ao mesmo tempo, para os diferentes momentos de consumo.
Os reconhecimentos confirmam o momento da empresa. Em 2021, foi destaque no Guia Melhores do ESG da Exame, na categoria Alimentos e Bebidas. No ano anterior já havia sido mencionada pelo mesmo veículo como uma das 100 marcas mais lembradas pelo brasileiro durante a pandemia. Foi também apontada pelo Google como uma das marcas mais buscadas durante a pandemia e a Época Negócios elegeu a empresa como uma das 100 startups brasileiras mais promissoras. Outros prêmios que representam o espírito da empresa são o de 1o lugar em experiência ao cliente, promovido pela plataforma Zendesk e o selo de uma das empresas mais humanizadas do país, pela empresa que leva o mesmo nome.