Tapera sedia a Abertura Nacional da Colheita da Soja

Foi a primeira vez que a atividade foi realizada no Rio Grande do Sul
Imagem do autor

Publicado em 01/03/2024

O município de Tapera, a região do Alto Jacuí do Rio Grande do Sul, sediou, nesta sexta-feira (1/3) a tradicional Abertura Nacional da Colheita da Safra de Soja 2023/2024. O evento ocorreu a partir das 9h, na Fazenda Grandespe Sementes. Foi a primeira vez que a atividade foi realizada no Estado – primeiro a cultivar o grão e o segundo maior produtor da oleaginosa no Brasil.

Promovida pelo Canal Rural e pela Aprosoja Brasil, a largada da colheita teve como tema Mercado, Clima e Políticas Públicas e foi transmitida ao vivo. Contou com máquinas em campo, simbolizando o início da colheita de mais uma grande safra, mas o destaque do dia foram os painéis de discussão, que reuniram importantes autoridades para um debate sobre políticas agrícolas e a evolução da safra.
Aprosoja Brasil estima a safra 2023/2024 de soja em 135 milhões de toneladas
Aprosoja Brasil estima a safra 2023/2024 de soja em 135 milhões de toneladas

Neste ano desafiador, com o clima impactando a performance das lavouras nas últimas três safras, o evento abordou as perspectivas de preço e de mercado para a soja, uma vez que o cenário é de um volume menor de produção.

A Aprosoja Brasil estimou a safra 2023/2024 em 135 milhões de toneladas ainda em janeiro. Já o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) indicou a expectativa de 140 milhões de toneladas de soja. Na temporada passada, o País produziu 154 milhões de toneladas de soja e exportou 102 milhões de toneladas em grãos, 22 milhões de toneladas em farelo e 2,4 milhões de toneladas de óleo. O Rio Grande do Sul, porém, voltará a ter safra cheia após sofrer com a estiagem por três safras seguidas.

Assim, a produção de soja esperada para o Estado é de 21,8 milhões de toneladas.
Participaram do evento o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), Pedro Lupion, o deputado federal Alceu Moreira, o senador Luis Carlos Heinze, o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, e o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Felipe Serigatti. Luiz Fernando Gutierrez – analista da consultoria Safras Mercado, e Matheus Pereira – fundador da Pátria Agronegócios também estiveram presentes.

Projeto Soja Brasil

A abertura da Colheita da Safra de Soja 2023/2024 faz parte do projeto Soja Brasil, que chega à sua 12ª temporada, consolidando-se como uma fonte essencial de conhecimento para o produtor rural. Uma iniciativa do Canal Rural e Aprosoja Brasil, com a coordenação técnica da Embrapa e a consultoria Safras Mercado, o patrocínio de Ihara e Mitsubishi e apoio da Monsoy, Aprosoja RS e Sindicato Rural de Tapera


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Mais lidas
1
Máquina utiliza Inteligência Artificial para fazer seleção de grãos
2
Aurora Coop inaugura indústria de processamento de carne de R$ 587 milhões
3
Safra de grãos será 25 milhões de toneladas a menos que anterior
4
Cercas e arames com alta tecnologia são destaque da Belgo na Tecnoshow
5
Artesanato local também teve o seu espaço na Tecnoshow
6
Mato Grosso do Sul terá a maior unidade de bovinos da América Latina
7
Aumento de casos de anomalia da soja preocupa no Sul
8
Maior feira da América Latina, Agrishow ainda fica devendo em infraestrutura
9
Tecnoshow Comigo movimentou R$ 9,340 bilhões em negócios
10
Corteva apresenta na Tecnoshow solução biológica fixadora de nitrogênio
11
Soja tem valor bruto de produção reduzido em um quinto
12
Oferta segue elevada mas demanda firme estabiliza as cotações da tilápia
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.