INÍCIO AGRICULTURA Safra

Soja: qual o real tamanho da safra brasileira?

Há divergências relevantes entre instituições que projetam a produção da 2023/24
Imagem do autor

Publicado em 15/04/2024

A discussão no mundo da soja nos últimos dias foi a divergência das instituições sobre os relatórios e estimativas para a produção da safra brasileira de oleaginosa 2023/24. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) trabalha com o número de 155 milhões de toneladas, em relatório do dia 11. Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu, na previsão anunciada dia 11, a sua estimativa para 146,5 milhões de toneladas. E a projeção de Safras Mercado, atualizada dia 12, é de 151,246 milhões.

A retração de Safras é de 4,2% sobre a temporada anterior, que foi de 157,83 milhões de toneladas. Em 15 de março, na estimativa anterior, a projeção era de 148,601 milhões. A elevação é de 1,78%. E Safras indica aumento de 2,1% na área, estimada em 45,62 milhões de hectares. Em 2022/23, o plantio ocupou 44,68 milhões de hectares. O levantamento aponta que a produtividade média deverá passar de 3.550 quilos por hectare para 3.332 quilos.
(Foto: GTS)
(Foto: GTS)

“O avanço dos trabalhos de colheita em todo o país revela a realidade da safra brasileira, trazendo a necessidade de novos ajustes nas produtividades médias esperadas para alguns estados do país”, afirmou o analista e consultor de Safras, Luiz Fernando Gutierrez Roque. No Sul, o destaque fica com o ajuste positivo do Rio Grande do Sul, com grande parte das lavouras demonstrando um ótimo potencial. “É possível vermos a maior safra da história do estado, que nessa temporada terá a segunda maior produção estadual do país”, destaca o analista.
No Centro-Oeste, a ressaltar o aumento da produtividade média esperada para o Mato Grosso, onde as lavouras semeadas e colhidas mais tardiamente trouxeram resultados muito melhores que as plantadas precocemente, beneficiadas pela melhora climática registrada a partir de janeiro. Já no Mato Grosso do Sul, foi feito um ajuste negativo na produtividade média, com parte das lavouras trazendo resultados menores do que o esperado inicialmente.

No Sudeste, destaque para a redução do potencial produtivo de São Paulo, com parte das lavouras também com resultados inferiores ao esperado. “No Nordeste, o avanço dos trabalhos de colheita na Bahia revela que o potencial produtivo do estado é melhor do que esperávamos, havendo surpresa positiva nas produtividades”, acrescenta Roque.

Estados Unidos

O relatório de abril do USDA indicou que a safra americana de soja deverá ficar em 113,35 milhões de toneladas. A produtividade foi indicada em 50,6 bushels por acre. Os números foram mantidos na comparação com março. Os estoques finais estão projetados em 9,25 milhões de toneladas. O mercado apostava em carryover de 8,68 milhões de toneladas.

Em março, a estimativa era de 8,57 milhões de toneladas. A instituição surpreendeu ao indicar estoques dos EUA acima do esperado. E, também, por manter a sua estimativa para a safra brasileira.

Mundo

O USDA ainda projetou safra mundial de soja em 2023/24 de 396,73 milhões de toneladas. Em março, a previsão era de 396,85 milhões. Os estoques finais foram reduzidos de 114,3 milhões para 114,2 milhões de toneladas.
O mercado esperava um número de 112,6 milhões de toneladas. A projeção do USDA aposta em safra americana ficou em 113,3 milhões de toneladas, mesmo número do relatório anterior. A safra brasileira foi projetada em 155 milhões de toneladas, sem alterações. Para a Argentina, a previsão é de produção de 50 milhões de toneladas, também sem revisão. O mercado esperava número de 151,7 milhões para o Brasil e de 50,2 milhões para a Argentina.

Fonte: Com informações de Safras Mercado



TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.