INÍCIO AGRICULTURA Safra

Presidente da FPA diz que crise do agro deve durar dois anos

Perdas das safras de soja e de milho geram bilhões de reais em prejuízos

O agronegócio brasileiro vai enfrentar um forte e extenso período de crise. A previsão foi pelo presidente da FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio) e deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) nesta terça-feira (27), em Brasília. As variações climáticas, alta de preços de insumos e perda de valorização de produtos como soja e milho, além de proteína animal e minérios, comprometem o setor.

“O produtor plantou soja a R$ 140 por saca e agora está vendendo a R$ 90. Haverá um impacto de 20 milhões de toneladas a menos na safra com quebra de safra. Precisamos ter uma análise mais clara da safra, pois alguns Estados estão com alto índice de produtividade e outros com quebra”, afirmou.
Pedro Lupion falou do assunto em coletiva nesta terça-feira
Pedro Lupion falou do assunto em coletiva nesta terça-feira

Pedro Lupion pede atenção do governo federal para a diferença de estimativas de safra de soja, entre a Aprosoja BR e a Conab.A entidade de produtores prevê colheita de 135 milhões de sacas. O órgão do governo fixa a previsão em 149,5 milhões."O primeiro ponto é o governo assumir e indicar que estamos em uma crise e que vamos precisar de um montante razoável e importante de recursos para compensar essa crise, seja no Plano Safra, seja no seguro”, acrescentou.

Para ele, a crise do setor - que deve levar parte dos produtores à inadimplência e até a pedidos de recuperação judicial - deve se estender a 2025 e 2026.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.