Preços dos fertilizantes continuarão elevados em 2024

Safra 2022 foi a mais cara da história, por causa dos conflitos mundiais e outros fatores. Para 2024 não há uma previsão otimista em relação a preços de fertilizantes, o que impacta diretamente nos cusstos de produção
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 18/01/2024

No ano passado, a CNA (Confederação Nacional da Agricultura do Brasil) levantou que a safra anterior foi a mais cara de toda a história, com os fertilizantes subindo em torno de 40% da média durante todo o ano passado, com diversas causas para isso.

Conflitos na Rússia e na Ucrânia, principalmente elevação de custos, problemas de transporte, principalmente marítimos, fizeram com que os fertilizantes interferissem diretamente no custo da produção. E para esse ano, não há uma previsão otimista com relação a preços de fertilizantes.

Os custos continuaram elevados para o produtor e, claro, também para o consumidor. E, como já citei, o custo da produção e o custo da lavoura bate no distribuidor, bate no supermercado e bate na boca do caixa.

O Brasil não tem previsão suficiente de fertilizantes. Precisa importar. Isso tudo custa muito caro. Custo muito elevado para o produtor. Se não houver produção interna, o Brasil vai ter que importar. Nossos principais fornecedores de arroz já anunciaram que também terão safras menores.

A Argentina, Uruguai e, claro, dos outros países do mundo asiático. Para finalizar, nessa quinta feira, vão sair os números da safra de café 2024.
A Conab fez um levantamento, apurou os dados das duas primeiras semanas deste mês e divulga nesta quinta feira. Você acompanha detalhes e informações aqui no Rural News.

Sobre o autor

Valdecir Cremon é jornalista com passagens pela Folha de São Paulo, O Liberal, TVC MS, Diário da Região e Canal do Boi em editorias de Economia, Política e Agronegócio. Atua no rádio desde 1974 como diretor, produtor e apresentador. É colunista de sites e jornais do Estado de São Paulo e comenta as principais notícias do agro no canal Fator Político BR, no Youtube. @valdecir_cremon_oficial

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Mais lidas
1
Escassez de frutas elevam preços do melão mais uma vez
2
Clima impulsiona aumento de oferta da alfece em SP
3
Público surpreende na Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos
4
Governo federal pretende mecanizar a agricultura familiar
5
Dados climáticos são fundamentais para a rentabilidade das culturas
6
Exportações de 873 mil doses foram destaque do mercado de sêmen em 2023
7
Rio Grande do Sul poderá ter temporais de hoje até quinta-feira
8
Preço do milho varia pouco no BR, mas cai com força no mercado externo
9
Demanda do ovo cai, mas a oferta controlada sustenta cotações
10
Com maior interesse comprador, soja tem peço mais firme na semana
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.