Com a divulgação do Plano Safra pelo governo federal, os produtores rurais estão na expectativa para acesso aos valores anunciados para a safra 2022/23, com início em 1º de julho deste ano e término em 30 de junho de 2023 – são R$ 340,88 bilhões programados para o crédito rural, um aumento de 36% em relação ao orçamento anterior. Para auxiliar os produtores a entender melhor as políticas anunciadas no Plano Safra 2022/2023 e o que é preciso para acessá-las, o Departamento Econômico da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) elaborou um relatório esclarecendo todos os detalhes.
O estudo explica as programações para o crédito rural nas áreas de custeio, comercialização e investimento, seguro rural, Proagro, apoio à comercialização e preços mínimos (PGPM). Ainda, para cada programa de crédito, o relatório descreve as condições de enquadramento, as taxas de juros aplicadas, os limites por beneficiário e as principais linhas disponíveis. No documento, o produtor também pode encontrar os percentuais de subvenção e os limites anuais definidos para o seguro rural, bem como as alíquotas do Proagro estabelecidas para cada produto contemplado pelo programa.
Com esse relatório, a FAESP consolida as principais informações necessárias para acesso, pelo produtor rural, aos recursos disponibilizados no Plano Safra 2022/2023, possibilitando-lhe melhor compreensão e planejamento de suas ações e investimentos.