INÍCIO AGRICULTURA Safra

Os próximos 30 dias ainda vão dizer muito sobre a produtividade final das lavouras americanas de soja

As boas chuvas das últimas semanas mostram que houve um realinhamento das culturas e melhores perspectivas de produção.
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 17/08/2023

Os contratos negociados com soja operam em alta de 8 cents nos futuros de Chicago neste momento, manhã de quinta-feira, a U$ 13,31/novembro. Ontem houve ganhos entre 17 e 18 cents nos principais vencimentos. O foco continua sendo as avaliações e as perspectivas sobre a safra norte-americana. Em termos climáticos, os próximos 30 dias ainda vão dizer muito sobre a produtividade final das lavouras. As boas chuvas das últimas semanas mostram que houve um realinhamento das culturas e melhores perspectivas de produção.enbsp;

- O USDA acaba de informar que foi exportada na última semana 1,50MT de soja – praticamente todo o volume para embarque na próxima temporada, que começa em primeiro de setembro. No acumulado desta estação, o montante embarcado chega a 53,2MT, ante 59,6MT do mesmo intervalo do ano passado. Os embarques chegam a 51,2MT, contra 55,5MT do mesmo período de 2022. A meta do ano é de 53,9MT – que dificilmente será alcançada.

- Preços no mercado interno estão recebendo melhor suporte de prêmios e câmbio.enbsp; O volume de negócios segue comedido, com produtores avaliando a possibilidade de melhores preços no período de entressafra. Prêmios são negociados nos portos brasileiros, no mercado spot, na faixa 60/100 cents positivos; para setembro, entre 80/100.
- As Indicações de compra são apontadas entre R$ 139,00/142,00 no oeste do estado e na faixa de R$ 150,00/153,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.


Sobre o autor

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.