HOME | Notícias | Safra

Goiás mantém projeção otimista de 14,2% de crescimento na produção de grãos

Outras cadeias agrícolas também são destaque no estado, com expectativa de aumento para o tomate, mandioca e batata-inglesa

Foto do autor Redação RuralNews
18/03/2025 |

De acordo com os novos levantamentos realizados na última semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentam projeções otimistas para os principais cultivos no estado de Goiás (GO) na safra 2024/25.

Os dados da Conab apontam crescimento de 14,2% na produção total de grãos no estado, chegando a 34,5 milhões de toneladas, com contribuições especiais de soja, milho e feijão. Já o IBGE dá destaque a culturas como tomate, mandioca e banana.

Segundo a Conab, a soja segue como carro-chefe da produção goiana, com estimativa de alcançar 20,2 milhões de toneladas, alta de 20,1% em relação à safra anterior. O milho também apresenta crescimento expressivo: a primeira safra está em estágio avançado, e a segunda safra deve ultrapassar 10,6 milhões de toneladas, um aumento de 7,5% em comparação à safra de 2023/24.

No feijão, a produção foi superior a do ciclo 2023/24, com melhores rendimentos e uma colheita antecipada devido a condições climáticas favoráveis. Goiás deve registrar um aumento de 6,6% na produção total do grão, com estimativa de cerca de 292,6 mil toneladas.

Já o sorgo reafirma a posição do estado como maior produtor do Brasil, com 1,3 milhão de toneladas, reflexo do aumento de 2,1% na área plantada em relação ao ano anterior.

“Os números confirmam a robustez do agronegócio goiano e refletem o compromisso do setor com inovação e sustentabilidade”, destaca o titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende.

Para ele, Goiás está avançando na eficiência produtiva e ampliando a sua competitividade, o que garante renda ao produtor e oferta segura ao consumidor.

Safras em alta

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE também revela desempenhos positivos em culturas não relacionadas a grãos. O tomate goiano segue como referência nacional, com estimativa de produção de 1,4 milhão de toneladas.

A produção de mandioca também cresce e deve alcançar 190 mil toneladas, 2,9% a mais que no levantamento de janeiro, impulsionada pela expansão da área plantada.

Para a cultura da banana, a projeção é de mais de 167 mil toneladas, uma participação de 2,4% da produção nacional. A estimativa para as três safras da batata-inglesa também indica crescimento, com produção prevista de 267,4 mil toneladas, aumento de 1,2% em relação à publicação de janeiro e participação de 6,2% no total nacional.

TAGS: #Goiás. Grãos # Soja
# Milho # IBGE # Conab # Tomate
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

Design por Lápis Digital


ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.