A colheita da safrinha chega a 97,9% na região Centro-Sul do Brasil, ante 93,8% de mesma época no ano passado e média de 98%. Por estado, os percentuais são: 100% no Mato Grosso, 97,2% no Mato Grosso do Sul, 99,8% em Goiás, 95,8% no Paraná, 90,9% em São Paulo e 88,7% em Minas Gerais.
O plantio da safra brasileira de milho verão 2022/23 já está em andamento e alcança 12%, contra 11,8% de mesma data no ano passado, segundo levantamento da agência Safras eamp; Mercado. Os estados mais adiantados são Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No Paraná, de acordo com o DERAL, o plantio avança bem na região central do estado e os trabalhos de campo já são reportados entre 15% e 20% em Guarapuava e entre 40% a 45% na região de Ponta Grossa. A expectativa é que até o final de setembro os trabalhos de plantio estejam concluídos nestas regiões.
Mercado doméstico se mantém com baixo volume de negócios. Boa parte das operações são voltadas para a exportação, que oferece melhor liquidez e é favorecida pelos bons patamares do câmbio. Muitas integrações, que estavam dedicadas a receber os contratos negociados antecipadamente, começam a se reposicionar para voltar às compras. Mercado externo segue como piso para as cotações, diante da necessidade de exportações de pelo menos 37,0MT nesta temporada.