As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul ( ZCAS) ainda atuam sobre parte do Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e provocam muita nebulosidade e chuva volumosa. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta a chuva na costa norte do Nordeste. Previsão do tempo para o Brasil para 05/01/2024 - sexta-feira
Região SulO ar seco influencia o oeste da Região Sul e reduz as condições para chuva em parte dos estados. O ar úmido predomina no leste da Região.
No centro, oeste, norte e sul do Paraná, no centro-oeste de Santa Catarina, no centro, oeste, norte e sul do Rio Grande do Sul, o sol aparece forte, com algumas nuvens, mas não chove.
No litoral norte do Rio Grande do Sul, litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no litoral do Paraná, o dia é com períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser moderadas a fortes.
No leste do Paraná, na serra e planaltos de Santa Catarina e no leste do Rio Grande do Sul, o sol aparece na maior parte do dia e algumas pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde.
Região SudesteAs áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul continuam ativas sobre a porção norte da Região Sudeste provocando muita nebulosidade e chuva volumosa em Minas Gerais e no Espírito Santo.
No Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais, o dia é nublado e com chuva frequente, que pode ser forte e volumosa. No Espírito Santo, no centro-oeste de Minas (inclui Grande BH) e no Vale do Rio Doce, a sexta-feira é com muitas nuvens e alguns períodos com sol, com pancadas de chuva a qualquer hora, com moderada a forte intensidade.
Na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, no interior do Rio De Janeiro, no norte e centro-leste de São Paulo, o sol aparece na maior parte do dia, a nebulosidade aumenta com o calor e há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.
Pancadas de chuva moderadas e períodos com sol no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. O sol predomina o dia todo apenas no centro-oeste de São Paul
Região Centro-OesteAs áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul continuam influenciando quase todo o Centro-Oeste e provocam muita chuva.
Sexta-feira nublada e com alerta para chuva forte e volumosa no centro-norte e leste de Mato Grosso, no norte de Goiás e no Distrito Federal, incluindo as capitais Goiânia e Brasília.
Nas demais áreas de Mato Grosso e de Goiás, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, mas com alguns períodos com sol. Pode chover forte.
Em Mato Grosso do Sul, o sol aparece forte em grande parte do dia e há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite no centro-norte e oeste do estado, incluindo a capital, Campo Grande.
Região NordesteUm Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) diminui a nebulosidade no leste do Nordeste. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul influenciam parte da Bahia, do Maranhão e do Tocantins.
O tempo segue instável no centro-oeste e no sul da Bahia, várias pancadas de chuva a qualquer hora e que podem ser fortes.
Nas demais áreas da Bahia, no centro-sul do Piauí e no Maranhão, faz sol em grande parte do dia, mas várias pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde à noite.
No centro-norte do Piauí, oeste, litoral e norte do Ceará, passam o dia com sol e há possibilidade de chuva passageira. No centro-sul e leste do Ceará, no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe têm sol o dia todo, com chuva passageira no litoral entre Natal e Recife.
Região NorteÁreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul e da Zona de Convergência Intertropical provocam muita nebulosidade e chuva sobre o Norte do Brasil.
Apenas o estado de Roraima e a fronteira do Amazonas com a Venezuela têm um dia com sol e sem previsão de chuva.
No sul do Tocantins e no centro-sul e sudoeste oeste do Pará, chove na maior parte do dia.
Nas demais áreas do Pará e do Tocantins, no Amapá, no centro-sul do Amazonas, Acre e Rondônia ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ser fortes, intercaladas com períodos de sol.
No centro-norte e oeste do Amazonas, o sol aparece na maior parte do dia e as pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, podendo ser moderadas a fortes.