ZCAS ainda provoca chuva forte e volumosa no Brasil

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta a chuva na costa norte do Nordeste
Imagem do autor

Publicado em 05/01/2024

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul ( ZCAS) ainda atuam sobre parte do Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e provocam muita nebulosidade e chuva volumosa. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta a chuva na costa norte do Nordeste. Previsão do tempo para o Brasil para 05/01/2024 - sexta-feira

Região SulO ar seco influencia o oeste da Região Sul e reduz as condições para chuva em parte dos estados. O ar úmido predomina no leste da Região.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta a chuva na costa norte do Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta a chuva na costa norte do Nordeste

No centro, oeste, norte e sul do Paraná, no centro-oeste de Santa Catarina, no centro, oeste, norte e sul do Rio Grande do Sul, o sol aparece forte, com algumas nuvens, mas não chove.
No litoral norte do Rio Grande do Sul, litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no litoral do Paraná, o dia é com períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser moderadas a fortes.

No leste do Paraná, na serra e planaltos de Santa Catarina e no leste do Rio Grande do Sul, o sol aparece na maior parte do dia e algumas pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde.


Região SudesteAs áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul continuam ativas sobre a porção norte da Região Sudeste provocando muita nebulosidade e chuva volumosa em Minas Gerais e no Espírito Santo.No Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais, o dia é nublado e com chuva frequente, que pode ser forte e volumosa. No Espírito Santo, no centro-oeste de Minas (inclui Grande BH) e no Vale do Rio Doce, a sexta-feira é com muitas nuvens e alguns períodos com sol, com pancadas de chuva a qualquer hora, com moderada a forte intensidade.

Na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, no interior do Rio De Janeiro, no norte e centro-leste de São Paulo, o sol aparece na maior parte do dia, a nebulosidade aumenta com o calor e há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.
Pancadas de chuva moderadas e períodos com sol no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. O sol predomina o dia todo apenas no centro-oeste de São Paul



Região Centro-OesteAs áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul continuam influenciando quase todo o Centro-Oeste e provocam muita chuva.
Sexta-feira nublada e com alerta para chuva forte e volumosa no centro-norte e leste de Mato Grosso, no norte de Goiás e no Distrito Federal, incluindo as capitais Goiânia e Brasília.

Nas demais áreas de Mato Grosso e de Goiás, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, mas com alguns períodos com sol. Pode chover forte.

Em Mato Grosso do Sul, o sol aparece forte em grande parte do dia e há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite no centro-norte e oeste do estado, incluindo a capital, Campo Grande.



Região NordesteUm Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) diminui a nebulosidade no leste do Nordeste. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul influenciam parte da Bahia, do Maranhão e do Tocantins.

O tempo segue instável no centro-oeste e no sul da Bahia, várias pancadas de chuva a qualquer hora e que podem ser fortes.

Nas demais áreas da Bahia, no centro-sul do Piauí e no Maranhão, faz sol em grande parte do dia, mas várias pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde à noite.



No centro-norte do Piauí, oeste, litoral e norte do Ceará, passam o dia com sol e há possibilidade de chuva passageira. No centro-sul e leste do Ceará, no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe têm sol o dia todo, com chuva passageira no litoral entre Natal e Recife.

Região NorteÁreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul e da Zona de Convergência Intertropical provocam muita nebulosidade e chuva sobre o Norte do Brasil.

Apenas o estado de Roraima e a fronteira do Amazonas com a Venezuela têm um dia com sol e sem previsão de chuva.

No sul do Tocantins e no centro-sul e sudoeste oeste do Pará, chove na maior parte do dia.

Nas demais áreas do Pará e do Tocantins, no Amapá, no centro-sul do Amazonas, Acre e Rondônia ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ser fortes, intercaladas com períodos de sol.

No centro-norte e oeste do Amazonas, o sol aparece na maior parte do dia e as pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, podendo ser moderadas a fortes.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.