De acordo com o Climatempo, o VCAN e circulação de ventos aumentam a chuva na Região Nordeste.O VCAN (vórtice ciclônico de altos níveis) é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície. Dessa forma, o VCAN funciona como uma massa de ar seco para as áreas que estão mais próximas ao seu centro.
Assim, pancadas de chuva ainda devem ocorrer devido ao calor e a alta umidade em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Região Norte do Brasil. A frente fria segue avançando para alto mar, mas, ainda trazendo bastante umidade para áreas do sul e oeste do Rio Grande do Sul.
Região Sul
As cidades do sul e oeste do Rio Grande do Sul ainda permanecem em atenção devido ao avanço da frente fria para alto mar, que deixa bastante umidade sobre esta região. Porto Alegre com mais nuvem no decorrer da terça-feira, ar muito abafado e chance de chuva moderada a forte no decorrer do dia. Pancadas podendo ocorrer mais entre o meio e fim de tarde sobre no norte gaúcho, oeste de Santa Catarina e o oeste do Paraná. Curitiba, com muito sol, calor e sem previsão de chuva; em Florianópolis as pancadas são mais passageiras e o sol predomina com força na maior parte do tempo.
Região Sudeste
Devido à atuação do VCAN sobre o sul da Bahia, a chuva aumenta no Espírito Santo e nordeste de Minas, devido ao transporte de mais umidade. Região do Vale do Rio Doce, as cidades de Linhares e São Mateus, no estado capixaba, ficam em alerta para temporais. Em Vitória o dia começa com mais nuvem, mas sem chuva e a instabilidade ganha força entre tarde e noite. A cidade do RJ, segue sem chuva e com muito calor à tarde. Já em São Paulo, chuva mais irregular no interior do estado e pancada mais pontual na capital, com ar bem abafado; pode ventar ao longo do dia.
Região Centro-Oeste
A condição de chuva forte aumenta nesta terça-feira sobre o norte de Goiás, incluindo o Distrito Federal. Na maior parte do dia, muito sol e calor; as temperaturas seguem altas e o ar fica abafado. Em Mato Grosso do Sul e no estado de Mato Grosso, as pancadas seguem acontecendo de maneira mais irregular e mal distribuída, com chance de pancadas pontualmente forte para o interior dos dois estados.
Região Nordeste
A entrada de mais umidade sobre o Nordeste deixa boa parte dos estados com risco de temporal. A circulação de ventos reforça nuvens bem carregadas em Salvador e há chance de temporais com raios e ventos fortes. Risco de pancadas de chuva forte em São Luís, Fortaleza e Teresina. O interior do MA e do PI, podem receber temporais no decorrer do dia, assim como parte do interior da PB e do PE.
Região Norte
As pancadas ainda seguem concentradas sobre AM, PA, TO e AP nesta terça-feira. A combinação de calor e umidade reforça nuvens carregadas em toda a Região Norte, mas o ar ainda fica abafado. Em Manaus, a chuva se concentra mais entre o meio e fim da tarde, com chance de ventos moderados.
Alertas meteorológicos
- Atenção para pancadas moderadas a forte com raios e ventos variando entre 51 a 70 km/h - no interior no AM, nos estados do PA, AP e TO.
- Alerta de temporal com raios e ventos variando entre 71 a 90 km/h em Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, litoral norte e sul da Bahia
- Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no sul e leste de SC, no litoral e serra do RS, na Grande SP, no estado do RJ, na capital Belo Horizonte e na costa norte do Nordeste
- Alerta de temporais com raios e ventos variando entre 71 a 90 km/h - no interior e sul do Maranhão e do Piauí
- Atenção para pancadas moderadas a forte com raios e ventos variando entre 51 a 70 km/h no norte, oeste e sul do Rio Grande do Sul, oeste de SC, noroeste, sudoeste e oeste do PR
- Alerta de temporais com raios e ventos variando entre 71 a 90 km/h no norte do ES, nordeste de MG e no Vale do Rio Doce
- Atenção para pancadas moderadas a forte com raios e ventos variando entre 51 a 70 km/h no norte de GO, no DF. norte da BA, no CE, interior do RN, AL, PE e SE
Rajadas de vento variando de 51 a 70 km/h no sul do RS, oeste do PE, em AL e no nordeste da Bahia