Veja previsão do tempo para todo o Brasil

Climatempo prevê poucas chuvas para a maioria das regiões nesta semana
Imagem do autor

Publicado em 12/03/2024

SUL

Nesta semana a intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o centro-sul do Brasil, caracterizando uma condição de bloqueio atmosférico, vai inibir a formação de nuvens de chuva Sobre grande parte das áreas produtoras da região Sul. As lavouras do Paraná, que já vem sendo impactadas pela irregularidade das chuvas, especialmente o milho segunda safra, devem sentir o estresse térmico e hídrico ao longo dos próximos dias. Nesta primeira metade da semana uma frente fria deve atuar sobre o Uruguai e pode espalhar instabilidade esparsas sobre áreas de fronteira com o Rio Grande do Sul. Na segunda metade da semana uma outra frente fria vai conseguir avançar um pouco mais provocando chuvas mais fortes sobre áreas do sul e oeste do Rio Grande do Sul. Nessas áreas há risco para tempestades especialmente a partir da próxima quinta-feira. No final de semana a chuva tende a se espalhar um pouco mais pelos três estados do Sul do país. No entanto, os maiores volumes precipitação devem se concentrar no Rio Grande do Sul, onde pode chover aproximadamente 100mm no início da segunda quinzena de março, enquanto entre Santa Catarina e Paraná a chuvas devem ocorrer com mais intensidade sobre a faixa leste dos dois estados, mas no interior os episódios devem chegar de uma forma mais isolada e com intensidade de fraca a moderada. Quanto as temperaturas, o destaque desta semana é a intensificação do calor, com a configuração de bloqueio atmosférico uma nova onda de calor volta se configurar e estão previstas temperaturas bastante elevadas entre o interior da região Sul. As máximas devem ultrapassar 35°C em muitas localidades e em áreas do oeste da região algumas localidades devem enfrentar máximas próximas dos 40 °C.

Diminuição das chuvas deve impactar produção de grãos. Foto: Inmet
Diminuição das chuvas deve impactar produção de grãos. Foto: Inmet

SUDESTE/CENTRO-OESTE

Nesta semana a intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o centro-sul do Brasil, caracterizando uma condição de bloqueio atmosférico, vai inibir a formação de nuvens de chuva Sobre grande parte das áreas produtoras de São Paulo, Rio de Janeiro, sul e Triângulo Mineiro e Mato Grosso do Sul. Nestas áreas a intensificação do tempo seco e as altas temperaturas devem provocar declínio da umidade no solo e também tendem a provocar estresse térmico e hídrico para alguns cultivos, especialmente miho segunda safra, cana-de-açúcar e citros. Nas áreas mais ao norte do Sudeste e do Centro-Oeste a semana começa com o tempo bastante instável, ainda devido a influência de uma frente fria que avançou pela costa do Brasil nos últimos dias. Esse sistema ajuda a canalizar a umidade da Amazônia e contribui para a ocorrência de instabilidades mais intensas entre o Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Nestas áreas estão previstos episódios na forma de pancadas como moderada intensidade. A chuva tende a se espalhar um pouco mais no início da segunda quinzena entre o Sudeste e no Centro-Oeste, mas de uma forma geral serão pancadas muito esparsas. Os volumes devem aumentar de forma generalizada e significativa sobre o Sudeste e o Centro-Oeste na última semana de março. Quanto as temperaturas, o destaque desta semana é a intensificação do calor no centro-sul do Brasil, com a configuração de bloqueio atmosférico uma nova onda de calor volta se configurar e estão previstas temperaturas bastante elevadas especialmente entre São Paulo, Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul e áreas mais ao sul entre Goiás e Mato Grosso. Nessas áreas as máximas devem ultrapassar 35°C em muitas localidades, em áreas entre o oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul e sudoeste Mato-grossense algumas localidades devem enfrentar máximas próximas dos 40 °C.



NORTE/NORDESTE/MATOPIBA

Na faixa norte do Brasil a atuação da Zona de Convergência Intertropical continua gerando instabilidades mais intensas e maiores volumes de precipitação, especialmente entre o Piauí, Maranhão, norte do Tocantins e o Pará. Nesses estados há risco para transtornos, porque o solo já está bastante encharcado e a chuva prevista pode ultrapassar 100 mm nos próximos 5 dias. Essa chuva impacta atividades no campo, neste momento especialmente a colheita da soja. Na próxima semana as chuvas vão continuar mais intensas na faixa norte do Brasil, com volumes de precipitação muito elevados especialmente entre o Maranhão, Piauí e nordeste do Pará, onde estão previstos volumes que podem variar entre 100 e 150 mm em muitas localidades. Enquanto isso, nos próximos 10 dias, estão previstas poucas chuvas sobre a Bahia. Nesta semana, a frente fria que está avançando pela costa do Brasil e ajuda a canalizar a umidade da Amazônia sobre a metade norte do País, vai ajudar a espalhar instabilidades sobre áreas mais ao sul e oeste do Estado. Mas os episódios devem ser isolados e de uma forma geral com baixos acumulados. No entanto, a chuva não deve se espalhar pelo interior da Bahia com volumes significativos, e na maior parte das localidades o tempo vai continuar seco e muito quente.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.