Ufa! Outono chega na quarta-feira e calorão vai embora

Temperatura cai em todos os estados, com a ocorrência de chuvas e ventos frios
Imagem do autor

Publicado em 18/03/2024

O outono começa oficialmente nesta quarta-feira dia 20, às 00h06, e vai até 20 de junho, às 17h51, pelo horário de Brasília. São esperadas mudanças no clima no primeiro dia da nova estação, com a chegada de uma frente fria - um alívio para regiões do país que sofreram, neste ano, com ondas de calor com temperaturas recordes.

A partir da noite de quarta-feira deve aumentar a ocorrência de tempestades no oeste e sul do Rio Grande do Sul, com muita umidade e nuvens de chuva, com risco de tempestades na Serra e na capital Porto Alegre.
Todos os estados sentirão efeitos da frente fria. Foto: Agência Brasil
Todos os estados sentirão efeitos da frente fria. Foto: Agência Brasil

Santa Catarina, Paraná e São Paulo ainda terão um primeiro dia de outono quente e abafado, mas com chuvas fortes a partir da tarde. Há risco de tempestades.
Na manhã de quinta (21) haverá instabilidades em cidades do centro-sul do Rio Grande do Sul e Porto Alegre poderá receber grande quantidade de chuva pela manhã. À noite o tempo ficará firme na capital gaúcha.

À medida que o sistema se desloca para sudeste, as chuvas tornam-se mais intensas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro e na divisa dos dois estados com Minas Gerais. O risco de tempestades aumentará.
A atmosfera será mais úmida, o que também permitirá o desenvolvimento de nuvens densas no leste e ao sul de Mato Grosso do Sul e do Triângulo Mineiro.



No país

A passagem dessa frente fria encerra o período de restrição de ventos e marca o fim da onda de calor em todo o país. A entrada de ar frio vai amenizar o calor intenso em muitos estados brasileiros; A semana terminará com temperaturas mais baixas no Sul e Sudeste e temperaturas mais baixas no nosso Centro-Oeste.
Na sexta-feira (22), as condições climáticas na região do Vale do Itajaí, no litoral e leste do PR, sul de SP, incluindo litoral e RMSP, além de mau tempo e chuva na região central do Rio de Janeiro, poderão causar distúrbios na baixada fluminense. Cidades do Sul de Minas, da Zona da Mata e do Sul do Espírito Santo monitoram o risco de temporais.





TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.